Quando o professor e os alunos têm o
mesmo senso de propósito, isso propicia o aumento da fé, além de nortear e dar
significado a tudo o que acontece em sala de aula. Os alunos precisam entender
que frequentam as aulas para conhecer o Pai Celestial e Seu Filho, Jesus
Cristo, e para progredir no caminho que leva à vida eterna, por meio do estudo
das escrituras e das palavras dos profetas. Devem acreditar que, quando buscam
ao Senhor desejosos de aprender e em espírito de oração, podem ser ensinados e
edificados pelo Espírito Santo. Se professores e alunos estudarem as escrituras
com o desejo de aprender pelo Espírito e uns com os outros, criarão um ambiente
propício à revelação.
O professor pode incentivar o senso de propósito em sala de aula por
meio do seguinte:
•
Esperar que os alunos cumpram seu papel no aprendizado. Há senso de propósito nas classes em
que o professor espera que os alunos cumpram seu papel no processo de
aprendizado e os ajuda nisso, e quando ele tem confiança em que os alunos farão
contribuições importantes. O professor que tem senso de propósito e que ama sinceramente
os alunos, importa-se tanto com seu progresso e sucesso que não se satisfaz com
um esforço mínimo. Esse tipo de professor incentiva os alunos com amor e lhes
dá força para atingir seu potencial de aprendizado e de discípulos de Jesus
Cristo.
•
Ser sincero e cheio de entusiasmo quanto às escrituras e ao evangelho. Os alunos normalmente têm maior desejo
de aprender com propósito quando percebem o entusiasmo do professor e sua fé no
assunto abordado.
•
Preparar aulas edificantes. Quando o professor chega a sala de aula com uma lição bem preparada e
edificante, e está confiante no rumo que foi inspirado a seguir, transmite um
senso de propósito que os alunos reconhecem com facilidade. “Ainda que eu
falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o
metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e
conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé,
de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria” (I
Coríntios 13:1–2).
Preparar os materiais e equipamentos necessários. O professor deve chegar à sala de aula
antes dos alunos para preparar todos os materiais e equipamentos necessários.
Isso lhe dá a oportunidade de cumprimentar cada aluno que chega. Os alunos
devem esforçar-se para chegar à aula no horário, e para já estar em seus
lugares com todo o material necessário, como por exemplo, as escrituras, lápis
e caderno, quando a aula começar.
•
Evitar a perda de tempo. Quando a aula começa na hora certa e os alunos percebem que não há tempo
a perder, eles ficam imbuídos de senso de propósito.
•
Criar rotinas de aula. A criação de rotinas para atividades que se repetem com frequência em
sala de aula gera um senso de ordem e de propósito. As rotinas de sala de aula
promovem a participação de cada aluno e ajudam professores e alunos a fazerem
bom uso do tempo precioso da aula. Podem-se criar rotinas para atividades como,
por exemplo, a de buscar e guardar as escrituras e os materiais didáticos,
organizar e realizar devocionais inspiradores e a de distribuir e recolher
papéis e outros materiais. É melhor fazer os anúncios, a chamada, a verificação
de tarefas e cuidar de outros assuntos administrativos antes do início do
devocional e da lição.
2 comentários:
Muito obrigado por compartilhar seus estudos, eu estou amando ler suas publicações!!!
Abração!!!!
Valeu!
Dá uma olhada no blog, tem alguns artigos já.
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