domingo, 8 de março de 2015

Caverna de Cumora


Esse lugar chamado Cumora fez parte da restauração do evangelho, pois foi lá que Joseph Smith recebeu as placas do Livro de Mórmon, esse lugar que é tão conhecido entre nós Santos dos Últimos Dias foi e será sempre lembrado pela igreja.

           Monte Cumora

Existem algumas coisas mais sobre esse lugar que devemos saber, existe uma caverna lá com objetos como as placas de ouro, a espada de Labão e o peitoral usado por Arão e muitos escritos antigos de diversos povos e épocas.

     Gravura (caverna de Cumora)

Abaixo temos algumas citações a respeito da caverna e do que havia dentro dela:

1. Manuscript History of Brigham Young, 05 may 1867
Presidente [Heber C.] Kimball falou familiarmente aos irmãos sobre o Pai Smith, [Oliver] Cowdery, e outros que andaramm na colina Cumora  viram registros sobre registros empilhados sobre a mesa [s], eles caminharam de um lado para outro e viu os registros que estavam empilhados. . . .


2. Wilford Woodruff Journal, 11 de dezembro de 1869
Em seu diário, Wilford Woodruff contou o que ouvira Brigham Young dizer sobre a caverna:
O Presidente Young disse em relação a Joseph Smith devolvendo as placas do Livro do Mórmon que ele não colocou na caixa onde tinha pego. Mas Ele foi em uma caverna no Monte Cumoro com Oliver Cowdry e depositando essas placas em cima de uma mesa ou prateleira. Nessa sala foram depositados uma grande quantidade de placas de ouro contendo registros sagrados e quando visitou pela primeira vez a sala tinha a espada de Labão e ela estava pendurado na parede e quando visitou pela última vez a espada havia sido  tirada da bainha e estava em cima de um mesa e um mensageiro que era o guardião da sala informou que essa espada nunca seria devolvido para sua bainha até que o Reino de Deus fosse estabelecido sobre a Terra e até que ele reinasse triunfante sobre cada inimigo. Joseph Smith afirmou que a Caverna continha toneladas de tesouros e registros.



3. Elizabeth Kane Journal, 15 de janeiro de 1873
Embora não seja um membro da igreja, Elizabeth Kane viveu em St. George, Utah, e esteve em companhia de Brigham Young. Ela registrou a seguinte discussão:
Eu perguntei onde as placas estavam agora, e vi em um momento de expressão na face dos presentes ao redor que eu tinha tropeçado.... Ele respondeu que elas estavam em uma caverna, que Oliver Cowdery embora agora um apóstata não negaria que ele os tinha visto. E tinha sido levado para a caverna. . . . O tom de Brigham Young era tão solene que ouvi perplexo como uma criança...
Presidente Heber C. Kimball, primeiro conselheiro do Presidente Brigham Young. Cortesia dos Arquivos da Igreja, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Presidente Wilford Woodruff. Cortesia da Igreja Archives.54 VOLUME 13, NÚMERO 1-2 de 2004


4.Orson Pratt, The contributor, setembro 1882

O grande repositório de todos os inúmeros registros das antigas nações do continente ocidental, foi localizado em outra parte da colina, e seu conteúdo colocado sob o cuidado de santos anjos, até o dia que deve vir para que eles sejam transferidos para o sagrado templo de Sião.

5.Jesse Nathaniel Smith Journal, fevereiro 18

No Sul de Utah, Jesse Nathaniel Smith, ouviu falar de Brigham Young em Cedar City, Utah, e registrou: Eu ouvi ele [Brigham Young] em uma reunião à noite em Cedar City descrever uma parte no Monte Cumora que alguns dos irmãos tinham sido autorizadas a entrar. Ele disse que havia uma grande riqueza na sala em objetos sagrados, vestimentas, armas, metais preciosos e pedras preciosas, mais do que uma grupo de seis mulas poderia carregar.

Vocês podem perceber que podemos assim saber onde estão os objetos, placas de ouro, espada de labão....e muitos registros não só dos remanescentes de Israel nas Américas mas de todo o ocidente.

 

 

Nenhum comentário: