domingo, 31 de agosto de 2025

Oráculos


 

Usamos a palavra oráculo na igreja em algumas ocasiões, segue abaixo algumas afirmações do Elder Bruce R. McConkie de quando devemos usar essa palavra.

1. As revelações dadas por Deus por meio de seus profetas são oráculos. (Atos 7:38; Romanos 3:2; Hebreus 5:12.) A Primeira Presidência é designada "para receber os oráculos para toda a igreja". (D&C 124:126.) Quando essas revelações ou oráculos são dados ao povo, os destinatários têm a solene obrigação de andar na luz assim manifestada. "E todos os que recebem os oráculos de Deus, que se acautelem de como os seguram, para que não sejam considerados como algo leviano e sejam por isso condenados, e tropecem e caiam quando as tempestades descerem, e os ventos soprarem, e as chuvas caírem e castigarem suas casas." (D&C 90:5.)

2. Os homens que recebem revelações ou oráculos para o povo são chamados oráculos. (2 Samuel 16:23.) Os membros da Primeira Presidência, do Conselho dos Doze e do Patriarca da Igreja — por serem designados e apoiados como profetas, videntes e reveladores da Igreja — são conhecidos como oráculos vivos. Todos aqueles que pregam o evangelho têm a obrigação de fazê-lo por revelação, para que eles próprios, ao ensinarem, atuem como oráculos para seus ouvintes. "Se alguém falar", disse Pedro, "fale como oráculos de Deus" (1 Pedro 4:11).

3. Em sentido geral, qualquer lugar sagrado onde se recebem oráculos é chamado de oráculo. Um templo é um oráculo nesse sentido, sendo o lugar santíssimo nele especificamente designado. (1 Reis 6:16; 8:6; 2 Crônicas 4:20; Salmos 28:2.) Revelações sagradas ou oráculos dados em tais lugares justificam a designação do próprio lugar como um oráculo, isto é, como uma casa onde a revelação é recebida. (D&C 124:39.)

Nenhum comentário: