domingo, 8 de fevereiro de 2015

Será que quando não gostamos de um aula o problema está sempre no aluno?

 Já ouvimos isso muitas vezes, será que o problema é sempre do aluno....

Vamos ver o que o Presidente Kimball e Hinckey disseram sobre isso:


O Presidente Spencer W. Kimball, certa vez, pediu: "Presidentes de estaca, bispos e presidentes de ramo, dediquem especial atenção a melhorar a qualidade do ensino na Igreja ( . . . )". Diz ele: "Temo que, muito freqüentemente, um grande número de nossos membros venham à Igreja, assistam a uma aula ou participem de uma reunião, e ( . . . ) depois, voltem para casa quase totalmente [sem inspiração]. É particularmente triste quando isso acontece num momento em que [esses membros] estejam passando por um período de estresse, tentação ou crise. Todos nós precisamos ser tocados e nutridos pelo Espírito", disse ele, "e um dos principais meios para conseguir-se isso é o ensino eficaz. Muitas vezes",conclui o Presidente Kimball, "trabalhamos arduamente para conseguir que os membros venham à Igreja,mas, depois, não nos cuidamos adequadamente do que eles recebem quando vêm"Ver Teachings of Spencer W. Kimball (Ensinamentos de Spencer W. Kimball), comp. Eward L. Kimball.

 Sobre esse assunto, o próprio Presidente Hinckley disse: "O ensino eficaz é a própria essência da liderança da Igreja". Repito: "O ensino eficaz é a própria essência da liderança da Igreja. A vida eterna", continua o Presidente Hinckley, "virá somente à medida em que o homem e a mulher forem ensinados com tal eficácia, que mudem e disciplinem sua vida. Não se pode forçá-los a serem retos ou a entrarem no céu. Eles têm de ser conduzidos, ou seja, ensinados""How to Be a Teacher When Your Role as a Leader Requires You to Teach" (Como Ser um Professor quando Seu Papel de Líder Exigir que Você Ensine), Reunião de Liderança das Autoridades Gerais do Sacerdócio, 5 de fevereiro de 1969. 

...Devemos atentar para o fato de que o Senhor jamais deu um conselho tão enfático à Igreja
quanto o de ensinar o evangelho "pelo Espírito, sim o Consolador que foi enviado para ensinar a
verdade". Será que ensinamos o evangelho "pelo Espírito da verdade"? Ele pergunta. Ou será que ensinamos "de alguma outra forma? E se for de alguma outra forma", Ele adverte, "não é de Deus"
D&C 50:14
Num linguajar que repete outros mandamentos, Ele disse: "e se não receberdes o Espírito, não ensinareis" D&C 42:14.

Nenhum aprendizado eterno pode acontecer sem o estímulo do Espírito, que vem do céu. Portanto, pais, professores e líderes, devemos ver nossas responsabilidades do modo como Moisés via a Terra
Prometida. Ciente de que não teria sucesso de nenhuma outra forma, ele disse a Jeová: "Se tu mesmo
não fores conosco, não nos faças subir daqui" Êxodo 33:15.

Elder Holland: " Isso é o que nossos membros realmente desejam quando estão em reunião ou numa sala de aula. A maior parte das pessoas não vai à Igreja meramente para aprender mais alguns fatos do evangelho ou ver velhos amigos, embora essas coisas sejam importantes. Vão em busca de uma experiência espiritual.Querem paz. Querem sentir a fé fortalecida e a esperança renovada. Querem, em suma, ser nutridos pela boa palavra de Deus e fortalecidos pelos poderes dos céus. Nós, que somos chamados a falar, ensinar ou liderar, temos a obrigação de fazer com que isso aconteça, da melhor maneira que pudermos. Entretanto,só conseguiremos fazê-lo se nós próprios estivermos lutando para conhecer a Deus, se nós próprios estivermos constantemente buscando a luz de Seu Filho Unigênito. Então, se nosso coração estiver digno, se estivermos tão limpos quanto possível, se tivermos orado e chorado e nos preparado e nos preocupado até não sabermos mais o que fazer, Deus poderá dizer também a nós o que disse a Alma e aos filhos de Mosias: "[Levantai] ( . . . ) a cabeça e [alegrai-vos]. ( . . . ) eu farei com que tenhais êxito"Alma 8:15; 26:27"
 

Nenhum comentário: