sábado, 6 de dezembro de 2014

Deus o Pai !


Santos dos Últimos Dias comumente se referem a Deus, o Pai Eterno como Eloim, um plural hebraico (Elohim), que significa Deus ou deuses, e seu Filho Jesus Cristo como Senhor. A distinção entre as pessoas do Pai e do Filho, não é possível com termos mais ambíguos como "Deus"; portanto, referindo-se ao Pai como "Elohim" é uma convenção útil, desde que se lembre que em algumas passagens da Bíblia hebraica Elohim título não se refere exclusivamente à pessoa de Deus Pai. Um termo menos ambíguo para Deus, o Pai, no jargão LDS pode ser "Ahman" (cf. D & C 78:15, 20), que, de acordo com o Élder Orson Pratt, é um nome do Pai (Journal of Discourses 2: 342).

Discutirei o termo Ahman posteriormente.(Autor)

Na teologia da Igreja, a doutrina da natureza de Deus é estabelecido de forma mais clara pela Primeira Visão do Profeta Joseph Smith do que por qualquer outra coisa. Aqui, Joseph Smith viu por si mesmo que o Pai e o Filho eram dois seres separados e distintos, cada um possuindo um corpo em cuja imagem e semelhança mortais são criados. Para os Santos dos Últimos Dias, não há proposições teológicas ou filosóficas sobre Deus que pode substituir a experiência primária do Profeta (ver Primeira Visão).

Em certo sentido, ele cria uma ligeira distorção ao se concentrar em um membro da Trindade e discutir suas características em isolamento das dos outros dois, de Pai, Filho e Espírito Santo são um em mente, um em propósito (João 10: 30; 17: 11, 21-23). A maioria do que pode ser dito do Pai também é verdade do Filho e vice-versa. O Profeta Joseph Smith disse que o Filho não faz nada que o Pai não seja o exemplo. (TPJS, p 312; cf. João 5: 19-20.).


O Pai, Elohim, é chamado de Pai, porque ele é o pai literal dos espíritos dos mortais (Heb. 12: 9). Esta paternidade não é alegórica. Todos os espíritos humanos individuais foram gerados (não foi criado a partir do nada ou feito) pelo Pai em um estado pré-mortal, onde viveram e foram alimentados por  Pais Celestiais. Estes filhos espirituais do Pai vieram à Terra para receber um corpo mortal; existe uma relação familiar literal entre a humanidade. Joseph Smith ensinou: "Se os homens não compreendem o caráter de Deus, eles não entendem a si próprios" (TPJS, p. 343). Deuses e humanos representam uma única linhagem divina, a mesma espécie de ser, embora eles e ele estejam em diferentes estágios de progresso. Esta doutrina é afirmado de forma concisa em um discurso bem conhecido pelo Presidente Lorenzo Snow: "Como o homem é, Deus já foi: como Deus é o homem pode ser". Este princípio é claramente demonstrado na pessoa de Jesus Cristo, um Deus que se tornou mortal, e ainda um Deus como quem mortais pode tornar-se (Rm 8:29;.. 2 Cor 3:18). Mas a máxima é verdadeira do Pai também. Como o Profeta Joseph Smith disse: "O próprio Deus já foi como somos agora, e é um homem exaltado, entronizado em céus distantes! Esse é o grande segredo" (TPJS, p. 345). Assim, o Pai se tornou o Pai em algum momento antes de "o começo", como os seres humanos sabem que, ao experimentar a mortalidade semelhante à vivida na terra. Há especulações entre alguns santos dos últimos dias sobre as implicações desta doutrina, mas nada foi revelado à Igreja sobre condições antes de o "começo" como mortais sabem disso. Os pontos importantes da doutrina para Santos dos Últimos Dias são de que deuses e os humanos são a mesma espécie de ser, mas em diferentes estágios de desenvolvimento em um "sempre divino", e que o Pai celeste e mãe são o padrão celestial, modelo e exemplo do que os mortais podem tornar-se por meio da obediência ao evangelho. Sabendo que eles são a descendência literal de pais celestiais e que eles podem tornar-se como os pais, através do evangelho de Jesus Cristo é uma fonte de motivação religiosa. Com Deus como o Pai literal e com os seres humanos que possuem a capacidade de se tornar como ele, as questões religiosas básicas "Onde é que eu venho ?," "Por que estou aqui ?," e qual é o meu destino? "São fundamentalmente respondidas.
 

Nenhum comentário: