quarta-feira, 16 de maio de 2018

A Experiência do Manto







Ouvi recentemente um indivíduo falando sobre a experiência de Brigham Young, quando ele ficou com a aparência de Joseph Smith, alguns tem dito que Brigham mentiu e enganou os presentes fazendo uma imitação de Joseph Smith, outros que isso é um mito dentro da igreja e que nunca aconteceu de verdade.

Vou colocar duas citações aqui para ajudar a entender e ser usada obviamente como evidencia da veracidade desse evento.

A primeira citação do renomado Truman G. Madsen https://en.wikipedia.org/wiki/Truman_G._Madsen), a segunda citação de um dos 12 apóstolos que conheceu Joseph Smith e Brigham Young, e Orson Hyde possuía diferenças com Brigham Young bem conhecidas entre todos e mesmo assim testifica da veracidade do acontecimento.

Truman Madsen - Essa foi a ocasião em que Brigham Young foi "transfigurado", aparecendo de uma forma e de maneira semelhante à de Joseph Smith. Isso é conhecido em nossos anais como a "experiência do manto". Alguns historiadores escrevem a experiência como alucinatória ou como uma lenda que cresceu mais tarde. Mas eu vasculhei as fontes e encontrei pelo menos cem entradas de diário ou cartas que foram escritas no mesmo período: Brigham Young não se parecia com o Profeta Joseph Smith, era dois ou três centímetros mais baixo e mais pesado no peito, tinha uma constituição robusta e certamente tinha uma voz e um estilo de falar que eram diferentes. No entanto, naquela ocasião houve muitos que de repente sentiram que estavam ouvindo e vendo o Profeta Joseph Smith. Algumas pessoas realmente se levantaram e gritaram: “É Joseph!” Algumas crianças puxaram as saias de suas mães e disseram: “Mãe, Mamãe, olhe! ”. Alguns que estavam familiarizados com um leve assovio no discurso do Profeta Joseph, causado por um dente perdido, disseram que podiam detectar até mesmo a apresentação de Brigham. Depois que Brigham falou, a questão foi posta em votação. unânime na afirmativa: "Apoiamos os Doze, com Brigham Young à frente deles." (Os Presidentes da Igreja, capítulo sobre Brigham Young, seção intitulada "A Passagem das Chaves".)

Orson Hyde - Nós fomos à congregação e o Presidente Young foi ao local. Bem, ele falou, e suas palavras passaram por mim como eletricidade. "Estou enganado?" disse eu, "ou é realmente a voz de Joseph Smith?" Este é meu testemunho; não era apenas a voz de José, mas havia os traços, os gestos e até mesmo a estatura de Joseph diante de nós na pessoa de Brigham. E embora se possa dizer que o Presidente Young é um imitador completo, e pode imitar qualquer um, gostaria de ver o homem que pode imitar outro em estatura que era cerca de quatro ou cinco centímetros maior do que ele. Cada um na congregação - todo aquele que foi inspirado pelo Espírito do Senhor - sentiu isso. Eles sabiam disso. Eles perceberam isso. (Journal of Discourses, v. 13, p. 181)


Nenhum comentário: