sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Suicídio – Algumas coisas que nós sabemos e outras que não sabemos


Elder M. Russel Ballard

 Lembro-me de assistir ao funeral de um homem mais velho que tinha tirado a própria vida, infelizmente. Sua esposa tinha morrido anos antes, e como sua saúde declinou, ele sentia que tinha cada vez menos uma para razão para viver. Aos poucos, ele se viu confinado às quatro paredes de sua casa. A semi-inválido, ele foi incapaz de visitar amigos ou ir às compras de supermercado. Sua comida foi entregue à sua porta. Ele deixou de ir à igreja, perdeu comunhão regular com outros membros de seu quórum do sacerdócio.
...O médico garantiu que ele poderia viver muitos mais anos. "Você nem fuma nem bebe", disse o médico. "Você tem cuidado bem de si mesmo. Além do fato de que você está confinado à sua casa e cadeira de rodas, eu dou-lhe um atestado de saúde. "
Enquanto o médico estava tentando ser encorajador, o homem sentiu-se desanimado. Este bom irmão sentiu que sua vida terrena já não tinha qualquer valor, e ele queria se juntar a sua amada esposa no mundo espiritual. Quanto mais pensava sobre a morte, o mais atraente, tornou-se para ele. Ele tinha sido um membro fiel da Igreja toda a sua vida; ele havia servido duas missões e tinha sido diligente em várias posições de liderança em diferentes momentos de sua vida. Mas, como ele pensava sobre o lançamento que iria encontrar pela morte, sua mente ficou confusa. Ele imprudentemente concluiu que tirar a própria vida iria resolver seus problemas.
Eu visitei sua a família após o funeral. Como você poderia esperar, eles estavam muito perturbado com o que seu pai e seu avô tinha feito. Seus sentimentos variavam de tristeza para a raiva a culpa.
"Eu deveria ter notado como ele estava deprimido", disse uma filha. "Então, eu poderia tê-lo ajudado e impedido isso."
Um filho falou com bastante severidade. "Eu nunca pensei que meu pai era um homem estúpido. Mas o que me diz a isto? Se ele nos amasse, ele nunca teria feito uma coisa dessas! "
Um comentário do filho mais novo capturou o desespero que todos sentiam: "Não há esperança para o pai agora, está lá", disse. Era mais uma afirmação do que uma pergunta. "Todas as coisas boas que ele fez ao longo de sua vida, não importa mais. Agora que ele tomou sua vida, ele vai estar no reino telestial por toda a eternidade. "Então ele chorou.
Os sentimentos expressos em seguida, por aqueles membros da família são comumente sentidas por Santos dos Últimos Dias que tentam lidar com o suicídio de um ente querido ou alguém próximo.. A angústia e incerteza que experimentam são extremamente dolorosos e difíceis.
Infelizmente, o problema toca muitas vidas. A cada ano nos Estados Unidos meio milhão de pessoas tentam tirar suas próprias vidas. Cinquenta mil daqueles conseguem. Infelizmente, o problema também existe entre os membros da Igreja. Por conseguinte, a Igreja forneceu conselhos aos líderes do sacerdócio, sob a forma de um livreto intitulado Identificação e Prevenção de comportamento suicida (não estocar. PGSC6178).
O ato de tirar a própria vida é realmente uma tragédia, porque este único ato deixa tantas vítimas: primeiro a pessoa que morre, em seguida, as dezenas de outras pessoas da família e os amigos que são deixados para trás, alguns tem de enfrentar anos de profunda dor e confusão. As vítimas que vivem lutam, muitas vezes desesperadamente, com emoções difíceis. Além dos sentimentos de tristeza, raiva, culpa e rejeição que as vítimas de tal família sentem, Santos dos Últimos Dias carregam um fardo adicional. O objetivo da nossa vida mortal, nós sabemos, é provar a nós mesmos, para, eventualmente, voltar a viver no reino celestial. Aquele que comete suicídio fecha a porta sobre tudo isso, alguns pensaram, consignando-se ao reino telestial.
Ou ele faz? Qual é a verdade sobre o suicídio?
Os profetas nos ensinaram alguns princípios importantes sobre o suicídio, mas é possível que muitos de nós não entenderam. Vamos rever alguns dos ensinamentos fundamentais dos profetas sobre o assunto.
Primeiro, o presidente George Q. Cannon, da Primeira Presidência fez uma declaração clara sobre a gravidade do suicídio quando ele disse: "O homem não criou a si mesmo. Ele não forneceu o seu espírito com um lugar de habitação humana. É Deus quem criou o homem, corpo e espírito. O homem não tem o direito, por isso, destruir o que ele não tinha nenhuma agência na criação. Eles que fazem isso são culpados de assassinato, suicídio, é verdade; mas eles não são mais justificado em se matar do que em matar os outros. Que diferença de punição existe para os dois crimes, eu não sei; mas é claro que ninguém pode destruir tão precioso como um presente que da vida, sem incorrer em uma pena severa "(Gospel Truth, 2 vols, Salt Lake City.:. de Sião Book Store, 1957, 1:30; grifo do autor).
O Presidente Spencer W. Kimball fez uma declaração igualmente forte em 1976. "É um ato criminoso terrível para uma pessoa para sair e encurtar sua vida por suicídio", disse ele.
(Ensinamentos de Spencer W. Kimball, ed Edward L. Kimball, Salt Lake City.:. Bookcraft, 1982, p 187.)
Estas declarações sobre o seu próprio pode parecer não deixar espaço para a esperança. No entanto, apesar de sublinhar a gravidade do suicídio, as declarações não mencionam o destino final daqueles que tomam suas próprias vidas.
O Elder falecido Bruce R. McConkie, anteriormente, do Quórum dos Doze, expressa o que muitos líderes da Igreja acreditam, ensinou: "O suicídio consiste na assunção voluntária e intencional de sua própria vida, em especial quando a pessoa envolvida é responsável e tem uma mente sã . ... As pessoas sujeitas a grandes tensões podem perder o controle de si mesmo e tornar-se mentalmente nublado a tal ponto que eles não são mais responsáveis ​​por seus atos. Tal não estão a ser condenado por ter suas próprias vidas. Também deve ser lembrado que o julgamento é do Senhor; ele conhece os pensamentos, intenções e habilidades dos homens; . e ele em sua infinita sabedoria fará todas as coisas direito, em devido tempo "(Mormon Doctrine, Salt Lake City:. Bookcraft, 1966, p 771; alguns grifo do autor).
Não muito tempo atrás me pediram para falar no funeral de um amigo querido que havia cometido suicídio. Conhecer a pessoa e as circunstâncias como eu fiz, e pesquisando a doutrina sobre o assunto, eu tive alguns momentos difíceis na preparação para as minhas observações. Eu sei que qualquer pessoa totalmente racional, que contempla o suicídio deve perceber o que é um ato terrivelmente egoísta e é isso. A paz veio a mim só quando eu reconheci que só o Senhor poderia administrar julgamento justo. Só Ele tinha todos os fatos, e só Ele sabe a intenção do coração do meu amigo. Eu me reconciliei com a idéia de que uma vida de bondade e serviço aos outros certamente deve ser considerado pelo Senhor em julgar a vida de uma pessoa. Na misericórdia do Senhor, talvez as palavras de Alma ajudarão:
"O plano de restauração é imprescindível à justiça de Deus; pois é necessário que todas as coisas devem ser restauradas em sua própria ordem. Eis que é imprescindível e justo, de acordo com o poder e ressurreição de Cristo, que a alma do homem deve ser restaurado ao seu corpo, e que todas as partes do corpo devem ser restauradas para si.
"E é imprescindível à justiça de Deus que os homens devem ser julgados de acordo com as suas obras; e se suas obras foram boas nesta vida, e os desejos de seu coração foram bons, que eles devem também, no último dia, ser restituídos ao que é bom "(Alma 41: 2-3.).
Eu sinto que o juízo pelo pecado nem sempre é como cortar o seco como alguns de nós parece pensar. O Senhor disse: "Não matarás." Isso significa que cada pessoa que mata será condenado, não importa as circunstâncias? Direito Civil reconhece que existem gradações nesta matéria de homicídio acidental de auto-defesa para assassinato em primeiro grau. Eu sinto que o Senhor também reconhece diferenças de intenção e as circunstâncias: a pessoa que tirou a vida era doente mental? Foi ele ou ela tão profundamente deprimido a ponto de ser desequilibrada ou de outra forma emocionalmente perturbado? Foi o suicídio, uma chamada lamentável tragédia para a ajuda que foi ignorado por muito tempo ou progrediu mais rapidamente do que a vítima? Será que não ele ou ela de alguma forma compreendeu a gravidade do ato? Foi ele ou ela que sofreu de um desequilíbrio químico que levou ao desespero e uma perda de auto-controle?
Obviamente, não sabemos as circunstâncias que cercam cada suicídio. Só o Senhor conhece todos os detalhes, e ele é quem vai julgar nossas ações aqui na terra.
Quando ele faz nos julgar, eu sinto que ele vai tomar todas as coisas em consideração: a nossa composição genética e química, o nosso estado mental, a nossa capacidade intelectual, os ensinamentos que recebemos, as tradições de nossos pais, a nossa saúde, e assim por diante.
Aprendemos nas escrituras que o sangue de Cristo para expiar os pecados dos homens "que morreram sem conhecer a vontade de Deus acerca de si mesmos ou que pecaram por ignorância." (Mosiah 3:11.)
Assim, uma pessoa que nunca ouviu falar da Palavra de Sabedoria, por exemplo, e que se torna um alcoólatra será julgado de forma diferente de alguém que conhece a Palavra de Sabedoria, e compreende-lo, e em seguida, escolhe o curso que leva ao alcoolismo.
Presidente Kimball no milagre do perdão nos dá uma visão sobre a prestação de contas de alguns que cometem suicídio. "Um conhecido ministro , que eu conhecia muito bem, foi encontrado por sua esposa pendurado no sótão por vigas", escreveu o Presidente Kimball. "Seus pensamentos tinham tomado a sua vida. Ele tinha se tornado taciturno e desanimada por dois ou mais anos. Certamente ele não tinha vindo ao suicídio em um momento, pois ele tinha sido, uma pessoa agradável feliz como eu o conhecia. Deve ter sido um longo declínio, cada vez mais íngreme, controlável por ele em primeiro lugar e, talvez, fora de controle quando se aproximava o final da trilha. Ninguém no seu "perfeito juízo", e especialmente se ele tem uma compreensão do evangelho, irá permitir-se chegar a este "(O Milagre do Perdão, Salt Lake City 'ponto de não retorno.': Bookcraft, 1969, p . 106, grifo do autor).
Felizmente, o Profeta Joseph Smith ensinou esta doutrina esclarecedora:
"Enquanto uma parte da raça humana vai julgar e condenar o outro sem piedade, o Grande Pai do universo contempla toda a família humana com cuidado e atenção paternos. ... Ele é um legislador sábio, e julgará todos os homens, não de acordo com a estreita noção de homens contratados, mas, "de acordo com as obras feitas no corpo sejam elas boas ou más", ou se essas obras foram feitas na Inglaterra, Estados Unidos, Espanha, Turquia, ou a Índia. ... Nós não precisamos duvidar da sabedoria e inteligência do Grande Jeová; Ele vai conceder o julgamento ou misericórdia a todas as nações de acordo com seus vários desertos, seus meios de obtenção de informações, as leis pelas quais se regem, as instalações, ofereceu-lhes a obtenção de informações corretas, e os Seus desígnios imperscrutáveis ​​em relação à família humana; e quando os desígnios de Deus se manifestará, e a cortina de futuridade for retirada, vamos todos nós, eventualmente, tenho que confessar que o Juiz de toda a terra tem feito para a direita.
"(Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, ed. Joseph Fielding Smith, Salt Lake City.: Deseret Book Co., 1938, p 218.)
Eu tiro uma conclusão importante a partir das palavras do Profeta: O suicídio é um pecado muito grave, mas o Senhor não vai julgar a pessoa que comete o pecado estritamente pelo ato em si. O Senhor vai olhar para as circunstâncias da pessoa e do grau de sua responsabilidade no momento do ato. Claro, isso não nos dá razão para nos desculpar para cometer pecados, nem o Senhor nos desculpar, se eu entendi corretamente. Devemos constantemente nos esforçar para fazer o nosso melhor em imitar o Salvador em cada aspecto de nossas vidas. Ao mesmo tempo, no entanto, lembremo-nos de que o crescimento espiritual vem "linha por linha", que a chave-no mundo espiritual, bem como da mortalidade é a de manter a progredir ao longo do caminho certo.
Recentemente, ouvi algumas experiências de famílias de vítimas de suicídio que dão esperança para os outros que estão sofrendo. Devo salientar que as experiências espirituais individuais dos membros da Igreja não determinam a doutrina da Igreja. Ainda assim, essas experiências são compatíveis com as idéias que estamos discutindo. A primeira experiência trata de uma jovem cujo pai levou sua vida quando ela tinha cinco anos de idade. O pai não era um membro da Igreja, nem era a filha até que muitos anos mais tarde.
"Como eu estava crescendo", ela conta: "Eu tinha a sensação sutil que havia algo que ele queria muito que eu fizesse por ele. Eu tinha sido ensinado na minha igreja que ele mesmo tinha assassinado e estava no inferno. Mas pareceu-me que mesmo que ele estivesse errado em se matar, ele tinha pensado que ele estava fazendo a família um favor. (Ele era um alcoólatra que não poderia abandonar o hábito.), Comecei a pesquisar a Bíblia para ver o que poderia ter acontecido com ele. Conforme o tempo passava, eu vim a saber que ele tinha de alguma forma sofrido com seus problemas e que agora ele precisava de mim para fazer algo por ele. Eu ficava pensando: "Mas o que você pode fazer por alguém que já está morto?" E a resposta viria, "Algum dia, se você continuar procurando, você vai saber."
"Eventualmente, eu fui batizado na Igreja e fui para Ricks College. Quando eu ouvi pela primeira vez sobre batismo pelos mortos, eu estava sobrecarregado. Agora eu sabia que meu pai queria que eu fizesse! Eu fiz o trabalho necessário e enviei seu nome para o Temple de Idaho, onde tive o privilégio de ver um irmão sendo batizado por procuração por meu pai. Seu endowment foi feito no mesmo mês. Eu tenho um forte sentimento de que ele aceitou as duas ordenanças e é grandemente abençoada por isso. "
Esta próxima experiência foi compartilhada por um membro da Igreja, cujo pai lhe tirou a vida depois de um longo período de doença. As referências às recentes descobertas pela ciência médica são esclarecedoras.
"Eu nunca vou esquecer telefonar para casa naquela manhã em 1977 e ter uma resposta do tenente da polícia, informando-me do suicídio do meu pai. Meu pai era um homem doce, amável, que nunca fez mal a ninguém intencionalmente. Ele sempre pensou que seu corpo era um templo. No entanto, algo havia se tornado errado com o corpo do meu pai, e ele tinha tornado-se um homem muito doente.
"Então, em 1980, eu experimentei uma mudança física terrível dentro de mim que me deu algumas dicas sobre o estado de espírito do meu pai nas semanas que antecederam a sua morte. Eu fui diagnosticado como tendo hipertireoidismo. Meu corpo passou por muitos dos traumas que o meu pai experimentou. Passei um período de quatro meses sem dormir. Pílulas para dormir não davam nenhum alívio. Se conseguia cair no sono, acordava logo depois, encharcada de suor. Muitos dos sintomas eram os emocionais. Eu estava assustada e sofrendo uma profunda depressão. Durante um ano e meio eu recebi medicação, e a doença foi finalmente trazida ao controle. Eu sou grata que eu tinha um médico que pudesse me ajudar.
"Viver através da minha experiência me ajudou a entender a morte do meu pai melhor. Passei horas fazendo pesquisa e descobri que poucos dados sobre o hipertireoidismo pode ser encontrado antes de 1979. A doença da tireóide pode ser hereditária, e desde a minha experiência, descobrimos que em dois dos meus primos do lado do meu pai. Eu também encontrei um artigo de um médico que perguntou quantas pessoas foram em instituições para doentes mentais com desequilíbrios químicos que poderiam ter sido corrigidas.
"Talvez o pai tinha essa mesma doença. Com tudo o que eu estudei, eu escolho a pensar que ele fez. Isso me ajuda a lidar com a sua morte. Para um homem que cuidou muito bem de si mesmo a falhar tão rápido e ficar doente tão rapidamente me faz acreditar que ele tinha uma doença desconhecida.
"Papai acreditava no Senhor de todo o seu coração e tinha um forte testemunho, sólido. Sua causa de morte pode ter prejudicado a sua entrada para o mundo espiritual, mas não a vida linda que ele tinha levado por 50 anos.
"Eu sei que meu Pai Celestial me ama e cuida de mim e me dá a paz que eu agora desfruto."
Esta próxima e última experiência testifica da paz que nosso Pai Celestial pode dar para aqueles deixados para trás:
"Na época do suicídio de minha mãe, ela tinha perdido seu companheiro terrestre, estava com problemas de saúde, e não aceitava ajuda livremente. Ela tinha dito a minha tia que ela poderia lidar com a perda do meu pai ou as dificuldades que estava tendo com a sua saúde, mas que ela não podia lidar com ambos. Isso foi dois dias antes de morrer. Eu acredito que ela considerou o suicídio logo depois, meu pai foi morto em um acidente automobilístico. Eu estava preocupada o suficiente para discutir a possibilidade com o seu médico, mas nenhuma providência foi tomada. A razão para isso, creio eu, é a falta de compreensão que temos como uma sociedade em lidar com esses tipos de problemas.
"Creio que o Senhor irá considerar cada caso separadamente e julgar as circunstâncias de cada indivíduo. Eu sinceramente busco a orientação de nosso Pai Celestial para me ajudar a compreender a natureza do suicídio. E eu vim a conhecer, assim como qualquer outra coisa que eu sei, por Deus, para que essas pessoas têm um lugar no reino de nosso Pai, e isso não é um lugar de escuridão ou desespero, mas um onde eles podem receber conforto e experiência e serenidade. "
Não podemos medir essas experiências espirituais particulares, é claro. Nós não sabemos a extensão em que a porta está aberta para essas pessoas particulares para crescer e se desenvolver na justiça, até que, eventualmente, recebam as bênçãos da exaltação. Eles cometeram um pecado muito grave, e algumas consequências disso podem permanecer com eles por toda a eternidade. Somente o Pai Celestial sabe a resposta completa às questões de nossos corações.
Mas é claro que existe esperança. O Presidente Joseph F. Smith aprendeu esse importante princípio próximo do final de uma longa vida de serviço à Igreja. Na visão ele viu a obra da salvação e do processo entre os mortos, e escreveu:
"Vi que os élderes fiéis desta dispensação, quando deixam a vida mortal, continuam seus labores na pregação do evangelho do arrependimento e redenção, através do sacrifício do Filho Unigênito de Deus, entre aqueles que estão nas trevas e sob a servidão do pecado no grande mundo dos espíritos dos mortos.
"Os mortos que se arrependerem serão redimidos por meio da obediência  e das ordenanças da casa de Deus,
"E depois de terem cumprido a pena por suas transgressões e de serem purificados, receberão uma recompensa de acordo com as suas obras, porque são herdeiros da salvação." (D & C 138: 57-59, grifo do autor).
Sou grato por o grande plano de salvação que o Pai Celestial nos proporcionou. É um plano de grande justiça e um plano de grande amor.
Como eu penso sobre a preocupação e agonia daqueles cujo seu ente querido tomou a sua própria vida, acho profundo conforto e fé na promessa e benção do Senhor para nós, que permanecem na mortalidade: "Deixo com vocês, a minha paz vos Dou-vos: não como o mundo dá, dá-me a vós. Não deixe seu coração ser incomodado, nem se atemorize. "(João 14:27).

Nenhum comentário: