segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Deus já foi um homem?





Com pouca frequência ouvimos a resposta a seguinte pergunta, Deus já foi um homem? É verdade que essa resposta já foi respondida por vários profetas de nossa dispensação, isso não é muito tratado abertamente, mas também não é tão difícil encontrar esse tema na literatura SUD/LDS.
Aí vai alguns comentários e citações a respeito deste tema tão importante.
“Deus mesmo já foi como nós somos agora e é um homem glorificado...” (Ensinamentos do profeta Joseph Smith, página 345).
Essa doutrina foi ensinada muitas e muitas vezes pelo nosso profeta Joseph Smith.
“ Se tomássemos um bilhão de mundos como este e contássemos todas as suas partículas, descobriríamos que existem mais Deuses do que as partículas de matéria nesses mundos” (página 211, citando Orson Pratt, Journal of Discourses, volume 2, publicado por F. D. e S. W. Richards, Liverpool, 1954; edição reimpressa, Salt Lake City, Utah, 1966, página 345).
Essa verdade de que existe uma pluralidade de Deuses sempre foi ensinada por líderes da igreja, e as escrituras deixam claro que isso existe e que podemos alcançar essa condição, conforme descrito na escritura abaixo.
“Abraão... Isaque e Jacó não são anjos, mas sim deuses”. (Doutrina e Convênios, Seção 132:37). 
Não somente na época de Joseph mais por profetas mais recentes como no caso do Elder Talmage abaixo, ele foi um dos que falou abertamente e escreveu em sua obra prima A Study of the Articles of Faith.
“Cremos em um Deus que em si mesmo é progressivo, cuja majestade é a inteligência; cuja perfeição consiste em progresso eterno. Um ser que atingiu seu estado de exaltação por um caminho que agora seus filhos têm permissão de seguir, cuja glória é sua herança partilhar. A despeito da oposição das seitas, em face a acusações diretas de blasfémias, a Igreja proclama a verdade eterna, ‘Como é o homem, Deus uma vez já foi; como Deus é, o homem pode ser’ ” (James E. Talmage, A Study of the Articles of Faith [Salt Lake city: The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, 1952].
Vejam o profeta Joseph Smith novamente:
" O próprio Deus já foi como um de vocês, Ele é um homem exaltado entronizado em céus distantes. Esse é o grande segredo ... primeiro princípio do evangelho ― conhecer com certeza o caráter de Deus... O próprio Deus, o Pai de nós todos, habitou em uma terra do mesmo modo que o próprio Senhor Jesus Cristo fez...
"Aqui, então, está a vida eterna ― conhecer o único sábio e verdadeiro Deus. E vocês tem que aprender a ser Deuses ― a ser reis e sacerdotes para Deus, do mesmo modo que todos os Deuses fizeram..." [ênfase adicionada]

Joseph Smith ("King Follett Discourse," Journal of Discourses 6:3-4, Também em Teachings of the Prophet Joseph Smith, 342-345)
Na minha opnião isso é muito claro, e a resposta é um grande SIM.

Nenhum comentário: