terça-feira, 24 de março de 2015

Anjo, Arcanjo, Querubim e Serafim


Anjo

Santos dos Últimos Dias aceitam a realidade dos anjos como mensageiros do Senhor. Anjos são mencionados no Antigo e no Novo Testamento, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor são proeminentes, no início da história de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias também. Os anjos são de vários tipos e executam uma variedade de funções para implementar a obra do Senhor na Terra.

O ceticismo da era moderna tende a diminuir a crença em anjos. No entanto, Jesus Cristo falava frequentemente dos anjos, literal e figurativamente. Quando os discípulos de Jesus pediram-lhe para "declarar-nos a parábola do joio do campo", ele respondeu: "O que semeia a boa semente é o Filho do Homem, o campo é o mundo ... e os ceifeiros são os anjos" (Mat. 13: 36-39). Os anjos são seres reais que participam em muitos incidentes relacionados nas escrituras (por exemplo, Lucas 1:13, 19; 2:. 25; João 20: 12, etc). Eles existem como parte da "família inteira que está nos céus" (Ef. 3:15). Todas as pessoas, incluindo os anjos, são filhos de Deus.

Anjos são como seres humanos. Eles não tem asas, muitos artistas mostram simbolicamente (TPJS, p. 162). Em relação aos dois anjos que visitaram a casa de Ló em Sodoma, os moradores locais perguntaram: "Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite?" (Gn 19: 1, 5, grifo do autor). Daniel descreveu o anjo Gabriel como tendo "a aparência de um homem" (Dn. 8:15). No sepulcro do Salvador ressuscitado "o anjo do Senhor desceu do céu" (Mat. 28: 2) como "um jovem homem ... vestido com uma longa túnica branca" (Marcos 16: 5). Uma descrição bastante detalhada de um anjo foi dada por Joseph Smith na gravação da visita do anjo Moroni (JS-H 1: 30-33, 43).
Os anjos que visitam esta terra são pessoas quem foram designados como mensageiros para esta terra: "Os anjos que ministram nesta Terra são aqueles que pertencem ou pertenceram a ela" (D & C 130: 5).

Existem vários tipos e tipos de seres, em vários estágios de progressão, a quem o Senhor tem usado como anjos, em circunstâncias variadas. Um tipo é um filho espiritual do Pai Eterno que ainda não tenha nascido na terra, mas destina-se a mortalidade terrena. Esse é provavelmente o tipo de anjo que apareceu a Adão (Moisés 5: 6-8).

Nos primeiros dias do mundo mortal, muitas pessoas justas foram retirados da terra, ou trasladados (ver Seres transladados). Enoque e seu povo (Moisés 7: 18-21, 31, 63, 69; Heb. 11: 5), Moisés (Alma 45:19) e Elias (. 2 Rs 2: 11-12) foram todos transladados. O Profeta Joseph Smith ensinou que seres transladados "são projetados para missões futuras" (TPJS, p. 191), e, portanto, podem ser ministros angelicais.

Outra espécie de anjo pode ser um indivíduo que completou sua existência mortal, mas cujos trabalhos continuam no mundo espiritual, enquanto ele aguarda a ressurreição do corpo. Tal são referidos como "os espíritos dos justos aperfeiçoados" (Heb. 12: 22-23; D & C 76:69; TPJS, p 325.). "Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" (Heb. 1: 13-14).

Desde a ressurreição de Jesus Cristo, alguns anjos foram "personagens ressuscitados, com um corpo de carne e ossos" (D & C 129: 1). O Profeta Joseph Smith indicou que os anjos ressuscitados avançaram ainda mais em luz e glória do que os espíritos (TPJS, p. 325). Tais são os seres que têm sido fundamentais para a restauração do evangelho na dispensação da plenitude dos tempos. Foi deste tipo de anjo que João escreveu: "E vi outro anjo voar no meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo "(Ap 14: 6). Elias, Moisés, Elias, Moroni, João Batista, Pedro e Tiago são exemplos de anjos ressuscitados que serviram ao Profeta Joseph Smith.

De acordo com a profecia de João em Apocalipse 14: 6, a plenitude do evangelho, na palavra e poder, foi restaurado para a terra através do ministério dos anjos. O anjo Moroni, um ser ressurreto, revelou o registro do Livro de Mórmon, que contém a plenitude do evangelho de Jesus Cristo (D & C 20: 8-11; ver Moroni, Visitações de). Mais tarde, ele que foi chamado João Batista no Novo Testamento, agora também um ser ressuscitado, veio como um anjo e restaurou o Sacerdócio Aarônico a Joseph Smith e Oliver Cowdery em 15 maio de 1829 (D & C 13; JS-H 1: 68- 72; ver Sacerdócio Aarônico: Restauração). Da mesma forma, Pedro, Tiago e João, como mensageiros encarnados angélicos de Deus, restauraram o Sacerdócio de Melquisedeque (D & C 27: 12-13; ver Sacerdócio de Melquisedeque: Restauração do Sacerdócio de Melquisedeque). Moisés, Elias, e Elias cada um apareceu como anjo e entregou mais uma vez as "chaves da coligação de Israel", a "dispensação do evangelho de Abraão" (incluindo o casamento celestial ou patriarcal), e as chaves dos poderes de selamento para " converter os corações dos pais aos filhos e dos filhos aos pais "(D & C 110: 11-16).

Outros "Os diversos anjos" têm vindo a entregar as chaves, o poder, sacerdócio e glória (D & C 128: 18-21); para ensinar (2 Né. 10: 3; Mosiah 3: 2-3; Apocalipse 1: 1), guiar e inspirar (Ap 5:11); e para tornar entregar evangelho na vida de homens e mulheres. No entanto, o trabalho dos anjos da restauração não está completa, e as escrituras indicam que lá ainda haverá outras administrações angelicais antes de "a hora do juízo [de Deus] é chegado" (D & C 88: 103-104; 133: 36) .

Mensageiros angelicais trazer conhecimento, sacerdócio, conforto e garantias da parte de Deus para os mortais. No entanto, quando sacerdócio ou chaves estão a ser entregues, o anjo ministrandor precisa possui um corpo de carne e ossos, quer a partir de ressurreição ou transladação. Espíritos podem transmitir informações, mas eles não podem conferir o sacerdócio aos seres mortais, porque os espíritos não podem colocar as mãos sobre os mortais (cf. D & C 129).

O próprio Senhor também pode às vezes ser chamado de um anjo, uma vez que o termo significa "mensageiro". Ele é o "mensageiro da salvação" (D & C 93: 8), e o "mensageiro da aliança" (Mal. 3: 1), e é o "Anjo que redimiu-me" de quem Jaco falou em Gênesis 48: 15- 16.

Alguns dos filhos espirituais do Pai "não guardaram o seu principado" (Judas 1: 6; D & C 29: 36-38; Apocalipse 12: 3-9), e, como Pedro explicou: "Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas lançou-os no inferno "(2 Pe. 2: 4). Estes são anjos do diabo. Assim, Satanás e aqueles que decidiram segui-lo são muitas vezes referidos como os anjos (2 Cor 11: 14-15; 2 Ne 2:17; ver também primeiro estado; guerra no céu..).

Um uso diferente do termo "anjo" é aplicado a todos aqueles que, por não terem obedecido os princípios da nova e eterna aliança de casamento, não se qualificam para a exaltação, mas permanecem separados e solteiros como anjos ministradores sem exaltação no seu estado de salvação por toda a eternidade (D & C 132: 16-17).

(Fonte livro Angels escrito por Oscar W. McConkie, alguns trechos selecionados)

Arcanjo
Tradicionalmente, os arcanjos têm sido vistos como guardiões de pessoas ou lugares, e portadores de boas novas de Deus. O prefixo "arc" intensifica esse significado para designar aquele que governa ou é excelente, principal, ou proeminente. Vários textos bíblicos dão destaque para quatro, seis ou sete anjos (Ez. 9: 2; Apocalipse 8: 2). Dionísio, um teólogo cristão do século VI, propõe a existência de nove ordens angélicais chamados coros, um dos quais é chamado de "arcanjos". Paraíso Perdido de Milton tem os arcanjos Rafael e Miguel e parecem instruir Adão sobre a queda dos anjos, a Criação, e a história do mundo. Dante também se refere a arcanjos em A Divina Comédia.

Na literatura de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um arcanjo é um anjo-chefe, que detém uma posição de autoridade do sacerdócio na hierarquia celestial. Miguel (Adão) é o único que precisamente assim designado na Escritura (D & C 29: 26; 88: 112; 107: 54; 128: 21; 1 Ts 4:16; Judas 1: 9.), Embora outros (Gabriel, que é também Noé; Raphael, Raguel, etc.) são mencionados em trabalhos bíblicos, apócrifos, e pseudepigráficos. Ensinamentos dos Santos dos Últimos Dias,principalmente  profetas,indicam que a organização do sacerdócio existe entre as hostes celestiais (TPJS, 157 pp., 208). No entanto, a discussão de cargos ou funções específicas na hierarquia celestial além dos textos citados acima é conjectural.

(Fonte livro Angels escrito por Oscar W. McConkie)

Querubim
Figuras que representam seres celestiais, cuja forma exata se desconhece. Os querubins foram designados para guardar lugares sagrados.
O Senhor pôs querubins para guardar o caminho que levava à árvore da vida ; Gên. 3:24 ( Al. 12:21–29 Al. 42:2–3 Mois. 4:31 )
No propiciatório foram colocadas duas imagens de querubins ; Êx. 25:18, 22 ( I Re. 6:23–28 Heb. 9:5 )
São mencionados querubins nas visões de Ezequiel ; Eze. 10 ; Eze. 11:22
(fonte site lds.org)

Serafim
Serafins são anjos que residem na presença de Deus, dando contínua glória, honra e adoração a ele. "Louvai-o, todos os seus anjos;. Louvai-o, todos os seus exércitos" (Sl 148:.. 2) É claro que serafins incluem os espíritos sem corpo da pré-existência, pois nosso Senhor "olhou para a vasta extensão da eternidade, e todas as hostes seráficas dos céus antes que o mundo foi feito." (D & C 38: 1.) Se o nome serafins também se aplica aos anjos aperfeiçoados e ressuscitados não é claro. Enquanto peticionando em nome dos santos, o Profeta orou para que "nós pudessemos misturar as nossas vozes com aqueles brilhantes serafins ao redor teu trono, com aclamações de louvor, cantando Hosana ao Deus e do Cordeiro!" (D & C 109: 79.)

Em hebraico, o plural de serafim é serafins ou, como incorretamente registrado na versão King James da Bíblia, serafins. Isaías viu serafins na visão e ouvi-los chorar uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." (Versão Inspirada, Isa. 6: 1-8.) O fato de que estes seres sagrados foram mostrados a ele como tendo asas era simplesmente para simbolizar seu "poder, para se mover, para agir, etc." como foi o caso também em visões que outros tinham recebido. (D & C 77: 4.)

Nenhum comentário: