domingo, 13 de maio de 2018

Transfiguração - Uma mudança no corpo físico

 



O estado das pessoas cuja aparência e natureza são mudadas temporariamente — isto é, elevadas a um grau espiritual maior — para que possam suportar a presença e a glória de seres celestiais.

Mateus, Marcos e Lucas registram com algum detalhe um incidente em uma montanha quando Jesus e três discípulos foram orar em algum momento de outubro, apenas seis meses antes da morte de Jesus (ver Mateus 17: 1–3; Marcos 9: 2–8; Lucas 9: 28–36) . Dois participantes, Pedro e João, provavelmente mencionaram esse episódio inspirador em seus escritos pessoais. Pedro relembra os eventos em sua carta de despedida escrita por volta de 64 d.C. (ver 2 Pedro 1: 16–19). João pode ter se referido a essa experiência em seu relato do evangelho (ver João 1:14)

Transfiguração de Cristo
Pedro, Tiago, e João viram o Senhor glorificado e transfigurado diante deles. O Salvador havia antes prometido que Pedro receberia as chaves do reino dos céus (Mt. 16:13–19; 17:1–9Mc. 9:2–10Lc. 9:28–362 Ped. 1:16–18). Nesse importante acontecimento, o Salvador, Moisés e Elias, o profeta, deram as chaves do sacerdócio prometidas a Pedro, Tiago, e João. Com essas chaves do sacerdócio, os apóstolos tinham o poder para continuar a obra do reino depois da Ascensão de Jesus.
Joseph Smith ensinou que no Monte da Transfiguração, Pedro, Tiago, e João também foram transfigurados. Eles tiveram uma visão da Terra como será em seu futuro estado glorificado (D&C 63:20–21). Eles viram Moisés e Elias, o profeta, dois seres transladados, e ouviram a voz do Pai. Disse o Pai: “Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o” (Mt. 17:5).

"A Transfiguração, o nome comumente associado a uma experiência narrada por Mateus, Marcos e Lucas, é um dos eventos mais importantes no ministério mortal de Jesus. É uma história sobre Jesus da perspectiva de Deus, e é dada para o benefício. dos discípulos. Quando analisados ​​em conjunto, os relatos sinóticos da Transfiguração fornecem uma surpreendente tapeçaria de tradições, variações da mesma história criadas para uso específico durante as décadas seguintes à morte e ressurreição de Jesus." (Richard Neitzel Holzapfel)

(GEE “Transfiguração”). A transfiguração faz com que suportemos visões da eternidade, mas aparentemente pode nos alienar de tal modo que não sabemos se estamos no corpo ou fora do corpo (II Coríntios 12:4). A transfiguração é temporária, e, portanto, difere da transladação (GEE “Transladação”).

Dale C. Mouritsen - A transfiguração dos mortais consiste em uma mudança física e espiritual temporária, permitindo-lhes não apenas contemplar a glória de Deus, mas também entrar em sua presença. É caracterizada pela iluminação de semblante como Moisés experimentou (Moisés 1:11; Êxodo 34: 29-35) e acontece por uma infusão do poder de Deus (Mormon Doctrine, p. 725). Como Deus é um ser de glória transcendente, é impossível que homens e mulheres entrem em sua presença sem que seus corpos físicos sejam espiritualmente "vivificados". O Profeta Joseph Smith explicou que Deus "habita no fogo eterno; carne e sangue não podem ir para lá, pois toda corrupção é devorada pelo fogo. "Nosso Deus é um fogo consumidor" (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 367; cf. Hb 12:29; Dt 4:24). A transfiguração concede aos indivíduos uma condição temporária compatível com a divindade e permite que eles vejam Deus face a face.


Nenhum comentário: