sábado, 24 de abril de 2021

Comentários sobre o discurso do Elder Oaks "Defender a constituição inspirada por Deus"

 


Vou colocar abaixo o link para acesso ao conteúdo completo do discurso do dia 05 de abril de 2021.

https://www.churchofjesuschrist.org/study/general-conference/2021/04/51oaks?lang=por

O Título escolhido demonstra que o ponto central do discurso é a constituição dos EUA, que já foi afirmado por alguns profetas que é inspirada por Deus. Essa afirmação de inspiração constitucional não se restringe ao Elder Oaks mas outros apóstolos e até no Canon da igreja (D&C 101:77–80).

O Élder Ballard disse: “Deus inspirou os exploradores e colonizadores das Américas e os idealizadores da Constituição dos Estados Unidos para que desenvolvessem a terra e os princípios de governo onde o evangelho pudesse ser restaurado”. (A Liahona, janeiro de 1995, p. 72.) 

Acredito que há benefícios para outros países ter a constituição dos EUA como exemplo.

Cito Elder Oaks agora:

"Em meu discurso, não falo a favor de nenhum partido político ou outro grupo. Falo em favor da Constituição dos Estados Unidos..." 

Nesse paragrafo o Elder Oaks deixa claro que não é uma defesa de partidos ou grupos políticos mas em favor do que ele afirma ser um texto inspirado por Deus.

Atualmente existe uma clara divisão entre esquerda e direita em nosso país, o Elder Oaks faz um comentário que, para mim, é elucidativo para essa divisão. Segundo suas palavras : " Há muitas questões políticas, e nenhum partido, plataforma ou candidato individual pode satisfazer todas as preferências pessoais...".

Acho que hoje nenhum partido ou candidato pode satisfazer nossos anseios religiosos em todos os pontos da doutrina política.

Elder Oaks dá algumas dicas para nossa escolha:

  • Pedir inspiração ao Senhor;
  • Mudar de candidato;
  • Pensar nas questões que tem valor individual (Aborto, drogas, Sexualidade...)
Ele sugere, estou em pleno acordo que, ao apoiar um candidato não nos exige que apoiemos todas as suas ideias. Vejam o que ele disse: "Tais atitudes independentes exigirão algumas vezes que os eleitores apoiem candidatos, partidos ou plataformas políticas cujos demais posicionamentos eles não possam apoiar." 

 Tem outro ponto importante que ele trouxe a tona, vamos ver: " Jamais devemos afirmar que um santo dos últimos dias fiel não possa pertencer a um determinado partido ou votar em um determinado candidato."  Sobre essa parte, a meu entender, ele foi explícito mas não completo, porque ele não citou Ideologias tais como o comunismo ou socialismo, assuntos ou focos que a igreja já se posicionou a esse respeito anos atrás mas seria muito bom renovar essa posição a essas ideologias.

Algumas pessoas já sugeriram que a prática da lei da consagração e o sistema de ordem unida são apenas um tipo de socialismo ou comunismo religioso.

O presidente J. Reuben Clark Jr., da Primeira Presidência, disse: “Em geral, a Ordem Unida normalmente não foi compreendida. (…) [Ela] não era um sistema comunal. (…) A Ordem Unida e o comunismo não são sinônimos” (Conference Report, outubro de 1943, p. 11).

O presidente Joseph Fielding Smith explicou que “a Ordem Unida ou lei da consagração, não diz que o ocioso comerá o pão do trabalhador. Onde todos compartilham o que têm e ninguém possui mais do que o outro, ainda assim todos devem servir e trabalhar em benefício de todos” (Church History and Modern Revelation [História da Igreja e Revelação Moderna], 2 vols., 1953, vol. 1, p. 205).

Acho que o Elder Oaks fez muito bem em deixar claro, que todos podem escolher o partido ou candidato que desejarem, mas eu acrescentaria com todo respeito a ele, que nossa posição contra o Comunismo e Socialismo ainda continua de pé. 
Veja essa declaração sobre o Comunismo abaixo:

"...O comunismo sendo assim hostil à cidadania americana leal e incompatível com a verdadeira filiação à Igreja, portanto nenhum cidadão americano leal e nenhum membro fiel da Igreja pode ser um comunista.

Convocamos todos os membros da Igreja a abster-se completamente do comunismo. A segurança de nosso governo constitucional divinamente inspirado e o bem-estar de nossa Igreja exigem, imperativamente, que o comunismo não tenha lugar na América."

[Assinaturas]
Heber J. Grant
J. Reuben Clark Jr.
David O. McKay

A Primeira Presidência  

(ver carta da primeira presidência na integra no link abaixo) (https://archive.org/details/improvementera3908unse/page/n33/mode/2up)

Acredito que temos que ter cuidado ao apoiar candidatos/partidos que estejam apoiando ideologias que são contra os mandamentos de Deus. Não podemos apoiar o aborto, uso deliberado e livre de drogas e nem uma sexualidade sem regras e limites como defendem algumas ideologias já citadas aqui.

Novamente o Elder Oaks:

"O que mais os santos dos últimos dias fiéis devem fazer? Precisamos orar ao Senhor para que Ele guie e abençoe todas as nações e seus líderes. Isso faz parte de nossa regra de fé. " 

 Eu sempre torci e orei pelo meu país e não deixei de orar por líder algum, oro hoje pelo Presidente Bolsonaro, orei pelo Temer, orei pela Dilma e orei pelo Lula. Acho que oração é sempre uma benção. Não concordo e nem concordei em tudo com nenhum desses presidentes citados mas quero que o governo abençoe nossa nação e nosso povo.

Minha oração é que busquemos alguém que na politica que nos permita adorar a Deus livremente, nossa liberdade religiosa está em jogo...


Nenhum comentário: