domingo, 24 de julho de 2016

Nossa Mãe Eva



                         "A Criação de Eve" - Pintura da Capela Sistina do Vaticano - Michelangelo
                                  Pintor, escultor, arquiteto e poeta renascentista italiano (1475-1564)

Texto com techos de Bruce R. McConkie e alguns penssamentos pessoais.

As três coisas mais importantes a ocorrer em toda a eternidade; as três coisas que transcendem em importância qualquer coisa que já ocorreu no passado infinito ou nunca vai ocorrer no futuro sem fim; as três coisas sem as quais todas as coisas iriam desaparecer, ou todo o propósito da existência daria em nada, estes três, uma trindade eterna de superlativos, são as seguintes:

1. A criação de todas as coisas por Deus, o Pai, assistido por Jeová, Michael, e outros.

2. A queda do homem, como realizado por Adão e Eva.

3. A expiação de Cristo, que se tornou possível porque o Filho de Deus teve um Pai imortal e uma mãe mortal.

Estes três, os eventos culminantes das eternidades, estão unidos como um só. Eles estão inseparavelmente entrelaçadas. A queda do homem tornou-se possível por causa da natureza e tipo de criação que rolou para trás pela mão e palavra do Todo-Poderoso; e da expiação de Cristo, através do qual a salvação vem, é construído sobre a base da queda de Adão.

Deus, nosso Pai Celestial é o Criador, Sustentador e Preservador de todas as coisas. Por seu Unigênito fez o universo, os céus siderais, o universo e todas as coisas que neles há. Como veremos, ele fez este planeta temporal como uma casa para Adão e Eva e todos os seus dignos filhos espirituais. E criou-o em um estado imortal ou paradisíaco e colocado sobre ele dois personagens imortais cujos corpos foram feitas a partir do pó da terra, de modo que através de seus atos a terra se tornaria uma esfera mortal e, portanto, uma morada apto para homens mortais.

Adão e Eva foram colocados no Jardim do Éden para realizar os fins do Eterno Pai-introduzir a mortalidade a esta terra, e para começar o processo de fornecer corpos mortais para os filhos espirituais de seu Pai Eterno.

O Senhor Jesus Cristo veio no meridiano de tempo para os homens do resgate dos efeitos da queda-de recuperá-los material e espiritualmente.

Assim, se não tivesse havido criação, poderia ter havido nenhuma queda, nenhuma morte temporal e espiritual, nenhuma provação mortal, nenhum curso que prepara os filhos de Deus para tornar-se como ele e para reinar com ele em glória imortal para sempre.

E se não tivesse havido queda do homem-nenhuma mudança na sua constituição; nenhuma morte temporal, que é a separação do corpo e do espírito; nenhuma morte espiritual, que é a morte como pertencente às coisas da justiça e do Espírito que poderia ter havido nenhum sacrifício expiatório, sem redenção, nenhuma libertação, nenhuma imortalidade ressuscitado, e não a vida eterna ou a exaltação no reino de Deus.

Temos, assim, destacou os três eventos mais transcendentes de toda a eternidade-a criação, a queda, e da expiação e ter mencionado a relação entrelaçada que os une, de modo que à medida que consideramos a queda do homem (a queda de Adão e a queda de Eva) podemos ter todas as coisas em sua devida perspectiva e sua relação com o outro.

Agora, vamos considerar a posição de Eva neste esquema eterno das coisas.

1. Eva Antes do Éden

Quem foi Adão e Eva que era quando dois moravam na presença do Pai no que a vida pré-mortal antes da fundação desta Terra foram lançados?

Eles eram filhos espirituais do Pai. Adão, um espírito masculino, então chamado Miguel, estava ao lado do poder e domínio para o Senhor Deus. Eva, um espírito feminino, cujo nome pré-mortal não foi revelada, era de estatura como, capacidade e inteligência.

Cristo e Adão eram companheiros e parceiros na preexistência. Cristo, amado e escolhido do Pai, foi preordenado para ser o Salvador do mundo; Adão, como o grande Miguel, levou os exércitos do Céu quando Lúcifer e um terço das hostes espirituais rebelaram-se. O Senhor Jesus, então reinando como o Senhor Deus, foi o número um, filho em espírito; descrito como "semelhante a Deus" (Abraão 3:24), então ele subiu ao trono de poder eterno; e com ele, ao seu lado e servindo sob sua direção, foi Miguel, que é Adão, e que foi, em seguida, preordenado para ser o primeiro homem e o cabeça da raça humana.

E nós não podemos duvidar que o maior de todos os espíritos do sexo feminino foi a única, então escolhida e preordenada para ser "a mãe do Filho de Deus, à maneira da carne." (1 Néfi 11:18.) Também não podemos fazer outra coisa senão supor que Eve estava ao seu lado, regozijando-se em sua própria pré-ordenação de ser a primeira mulher, a mãe dos homens, a consorte, companheira e amiga da poderosa de Miguel.

Cristo e Maria, Adão e Eva, Abraão e Sara, e uma série de poderosos homens e mulheres igualmente gloriosas composta esse grupo de "os grandes e nobres", a quem o Senhor Jesus disse: "Vamos descer, pois não há espaço lá, e tomaremos destes materiais e faremos uma terra onde estes possam habitar ". (. Abraão 3: 22-24 Grifo acrescentado.) Isto sabemos: Cristo, sob o Pai, é o Criador; Miguel, seu companheiro e sócio, presidiu a maior parte do trabalho criativo; e com eles, como Abraão viu, estavam muitos dos grandes e nobres. Podemos fazer outra coisa senão concluir que Maria e Eva e Sarah e miríades de nossas irmãs fiéis foram contados entre eles? Certamente essas irmãs trabalharam tão diligentemente então, e lutou como bravamente na guerra no céu, como fizeram os irmãos, mesmo quando eles da mesma maneira se manter firme hoje, na mortalidade, na causa da verdade e da justiça.

2. Eva no Éden.

Da Presença Celestial a um jardim plantado ao oriente, no Éden; da vida como um espírito na presença de Deus para a vida na terra em um tabernáculo de barro; dos reinos da luz eterna para as trevas da vida no planeta Terra-este foi um passo de gigante para Adão e Eva. Ao primeiro corpos feitos do pó da terra obtenção, nossos primeiros pais iniciaram o curso em que eles poderiam obter corpos ressuscitados como os de outros seres exaltados, incluindo o Pai exaltado de todos nós.

Como Adão e Eva ganharam seus corpos temporais? Nossas revelações gravam as palavras de deidade da seguinte maneira: "E eu, Deus, disse ao meu Unigênito, que estava comigo desde o princípio:. Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (. Moisés 2:26) O homem na terra, Adão e Eva e todos os seus descendentes, era para ser criado à imagem de Deus; ele era para ser à sua imagem espiritual e materialmente, com poder para converter a imagem em uma realidade, tornando-se como ele. Em seguida, a Escritura diz: "E eu, Deus, criei o homem a minha própria imagem, na imagem de meu Unigênito criei-o; homem e mulher criei-os." (. Moisés 2:27) Também: "E eu, o Senhor Deus, homens do pó da terra formou, e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente, a primeira carne na Terra, também o primeiro homem. " (Moisés 3: 7).

Para aqueles cuja compreensão espiritual limitada se opõe a uma recitação de todos os fatos, a conta revelou, em linguagem figurada, fala de Eva sendo criada a partir da costela de Adão. (Moisés 3: 21-25.) A escritura mais expressa, no entanto, fala de "Adão, que era o filho de Deus, com quem Deus, ele próprio, conversou." (Moisés 6:22. Grifo acrescentado.) Em um pronunciamento doutrinal formal, a Primeira Presidência da Igreja (Joseph F. Smith, John R. Winder e Anthon H. Lund) disse que "todos os que habitam a terra desde Adão têm corpos tomados e tornam-se almas da mesma maneira, "e que o primeiro da nossa raça começou a vida como o germe ou embrião humano que se torna um homem. (Veja Improvement Era, novembro de 1909, p. 80.)

Cristo é universalmente atestada nas Escrituras para ser o Unigênito. Neste ponto, à medida que consideramos a "criação" de Adão, e para que não haja qualquer mal-entendido, é preciso lembrar que Adão foi criado na imortalidade, mas que Cristo veio à terra como um mortal; assim, nosso Senhor é o Unigênito na carne, ou seja, para esta esfera mortal de existência. Adão veio à terra para habitar na imortalidade até a queda mudou seu status para o de mortalidade.

Aqueles que têm ouvidos para ouvir vão entender essas coisas. Todos nós, no entanto, devem saber e crer que quando Adão e Eva foram colocados no Jardim do Éden, não havia morte. Eles eram imortais. A menos que alguma mudança ocorreu viveriam para sempre, mantendo toda a flor, beleza e frescor da juventude. Joseph Smith, Brigham Young, Orson Pratt, e os nossos primeiros irmãos pregaram muitos sermões sobre este assunto.

Além disso, embora tivessem sido ordenados a se multiplicar e encher a terra com a posteridade, Adão e Eva, em seu estado, em seguida, imortal, não podiam ter filhos. Nem poderiam estar sujeitos aos testes, ensaios e experiências de estágio de mortalidade. Assim, surgiu a necessidade-o imperativo, absoluta necessidade, para a queda, para a mudança de status que iria trazer as crianças, morte e testes para o mundo.

3. A Queda de Adão e Eva.

Quanto à necessidade imperiosa imposta a nossos primeiros pais a passar por essa mudança de estatuto que leva o nome "a queda de Adão" ou "queda do homem", e quanto à lógica que lhe é subjacente, escreveu alhures:

Para "o primeiro homem de todos os homens" (Moisés 1:34), que é chamado de Adão, e "a primeira de todas as mulheres:" Quem é Eva, "a mãe de todos os viventes" (Moisés 4:26) -enquanto eles eram ainda imortais e, portanto, incapaz de fornecer corpos mortais para os filhos espirituais do Pai-o comando veio: "Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei a terra." (Moisés 2:28).

Sede fecundos! Multiplicar! Tenho filhos! Todo o plano de salvação, incluindo tanto a imortalidade e vida eterna para todos os anfitriões espirituais do céu, pendurado sobre a sua conformidade com este comando. Se obedecessem, os propósitos do Senhor iria prevalecer.

Se eles desobedeceram, eles permaneceriam sem filhos e inocente em seu Éden paradisíaco, e os anfitriões espírito permaneceria em seus céus celestes e as experiências da mortalidade, negou a ressurreição, negou a esperança da vida eterna, negado o privilégio de avançar e progredir e tornar-se como seu Pai Eterno. Ou seja, todo o plano de salvação teria sido frustrado, e os propósitos de Deus em gerar filhos espírituais e em criar essa terra como seu habitat teria chegado a nada.

"Sede fecundos e multiplicai". "Fornecer corpos para minha descendência espírito '. Assim diz o teu Deus. A eternidade está na balança. Os planos da Divindade estão na encruzilhada. Há apenas um caminho a seguir: o curso de conformidade e obediência. Adão, que é Miguel-o espírito próximo na inteligência, poder, domínio, e a justiça o grande Jeová. Adam, nosso pai, e Eva, nossa mãe, devem obedecer. Eles devem cair. Eles devem tornar-se mortais. A morte deve entrar no mundo. Não há outro caminho. Eles devem cair para que o homem possa ser.

Essa é a realidade. Essa é a razão de ser. Tal é a vontade divina. Cai deve, Ó poderoso Miguel. Cair? Sim, mergulhar para baixo do teu estado imortal da paz, perfeição e glória a uma existência inferior; deixar a presença de teu Deus, no jardim e entrar no mundo solitário e triste; passo fora do jardim para o deserto; deixar as flores e frutos que crescem espontaneamente e começar a batalha com espinhos, cardos, espinhos e ervas daninhas; sujeitar-te a fome e a peste; sofrem com a doença; conhecer a dor e tristeza; encarar a morte de todos os lados, mas com tudo isso ter filhos; fornecer corpos para todos aqueles que serviram com ti quando te levou os exércitos do céu em expulsar Lúcifer, nosso inimigo comum.

Sim, Adão, queda; cair para o teu próprio bem; cair para o bem de toda a humanidade; caem de que o homem pode ser; trazer a morte no mundo; fazer o que fará com que uma expiação a ser feita, com todas as bênçãos infinitas e eternas que decorrem.

E assim Adão caiu como a queda que ele deveria. Mas ele caiu, quebrando uma lei  menor lei tão infinitamente menor que ele também, tendo, assim, transgredido, passaria a estar sujeito ao pecado e precisaria  de um Redentor e ter o privilégio de trabalhar a sua própria salvação, como seria o caso com toda aqueles sobre os quais os efeitos de sua queda viria. (O Messias prometido, Deseret Book, 1978, pp. 220-21).

4. O homem Adão e Eva Mulher.

Quando falamos da queda de Adão, temos referência ao homem, Adão, como um indivíduo? Ou a Adão como um termo genérico para a raça humana? Ou para o termo Adão no sentido tanto o homem Adão e a mulher Eva? Quando falamos da queda do homem que estamos falando sobre a queda de um indivíduo do sexo masculino? Ou do homem no sentido genérico, que inclui mulheres como parte da humanidade? O que da mulher Eva e sua queda?

Deus, ou seja, o Pai, criou Adão e Eva à sua própria imagem; macho e fêmea os criou. (Moisés 2:27.) A mulher foi dada ao homem em casamento eterno, pois não havia nenhuma morte. Eles foram ordenados a não participar da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas "quando a mulher viu que a árvore era boa para se comer, e que tornou-se agradável aos olhos, e árvore desejável para ser sábio", como a linguagem figurada tem ", ela tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu. e os olhos de ambos foram abertos. " (Moisés 4: 12-13.)

É deste evento que Paulo diz: "E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão." (1 Timóteo 2:14). Assim, lemos sobre a transgressão de Eva. Nossas revelações também dizem: "O diabo tentou Adão e ele comeu do fruto proibido e transgrediu o mandamento". (D & C 29:40.) Na verdade, muitas escrituras falam de "transgressão de Adão" (Romanos 5:14), embora nós são deixados para concluir que Eva caiu primeiro e depois Adão, falando destes dois como indivíduos.

Nosso entendimento da queda entra em foco verdadeiro quando ponderamos estas palavras do livro das gerações de Adão: "No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez, à imagem de seu próprio corpo, do sexo masculino e feminino, os criou, e os abençoou, e os chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados e se tornaram almas viventes na terra, sobre o escabelo de Deus. " (Moisés 6: 8-9. Grifo acrescentado.)

Assim, o nome de Adão e Eva como uma parceria unida é Adão. Eles, os dois juntos, são nomeados Adão. Isso é mais do que o homem, Adão, como um filho de Deus ou a mulher Eva como uma filha do mesma Santo Ser. Adão e Eva tomados em conjunto são nomeados Adão, e da queda de Adão é a queda de ambos, pois eles são um.

5. Eva Após Éden.

Somos levados a acreditar que o nome Adão significa pai da primeira e da razão daí que o nome de Eva significa primeira mãe. Sabemos que Adão foi o primeiro homem de todos os homens e que Eva é "a mãe de todos os viventes." (Moisés 4:26).

Lei diz: "Se Adão não tivesse transgredido, não teria caído, mas ele teria permanecido no jardim do Éden." Em seguida, ele acrescenta: "E eles", significando Adão e Eva "Não teriam tido filhos." Daí a conclusão epigramatica: "Adão caiu para que os homens existissem". (2 Néfi 2: 22-25.)

Assim foi que "Adão conheceu a sua mulher, e ela concebeu filhos e filhas, e eles começaram a se multiplicar e encher a terra. E a partir de então, os filhos e filhas de Adão começaram a dividir dois e dois na terra e a lavrar a terra e a cuidar dos rebanhos, e eles também geraram filhos e filhas. " (Moisés 5: 2-3.) Éden foi atrás deles e a terra diante deles. Os propósitos do Senhor estavam em andamento.

Enquanto Adão e Eva ainda estavam no Éden, o Senhor "deu-lhes", significando a revelação veio para ambos si "mandamentos que eles deveriam amar e servi-lo, o único Deus vivo e verdadeiro, e que ele deve ser o único sendo que deviam adorar. " (D & C 20:19.) Então veio a queda.

Após a queda "Adão e Eva, sua mulher, invocaram o nome do Senhor e eles ouviram a voz do Senhor... Falando-lhes... E ele deu-lhes mandamentos de que adorassem ao Senhor seu Deus ", incluindo a oferta de sacrifícios. Note-se que tanto o homem quanto a mulher oraram; Ambos ouviram a voz do Senhor; e ambos foram comandados a adorá-lo.

Então Adão ofereceu sacrifícios, um anjo apareceu e deu testemunho de Cristo, o Espírito Santo desceu sobre Adão, e Adão profetizou muitas coisas. "E Eva, sua mulher, ouviu todas essas coisas e alegrou-se, dizendo: Se não fosse por nossa transgressão, jamais teríamos tido semente e jamais teríamos conhecido o bem eo mal e a alegria de nossa redenção e a vida eterna que Deus concede a todos os obedientes ". Então Adão e Eva "abençoou o nome de Deus", ensinou o evangelho a seus filhos, e continuou em oração e devoção. (Moisés 5: 4-12).

Mais uma vez, note-se que o Senhor não está lidando com Adão sozinho. Ambos os parceiros eternos estão glorificando as maravilhas do evangelho e andando na luz do céu. Eva é uma parceira de pleno direito; ela é uma companheira para o marido em ambas as coisas temporais e espirituais.

6. Eva no Eden Eterno

Em um dia não distante desta "terra será renovada e receberá sua glória paradisíaca". (Regras de Fé 10.) O edênico, estado paradisíaco que cobria a face de toda a terra em um dia primordial será restaurada, e da era milenar será introduzido como o Senhor Jesus retorna em toda a glória do reino de seu Pai.

Antes desse dia Adam, que é o Ancião dos Dias, presidirá a uma grande conferência para a qual todos aqueles de todas as dispensações que mantiveram chaves e posições de presidência na terra virá. O local designado para esse conjunto é Spring Hill, Daviess County, Missouri, que é chamado pelo Senhor "Adam-ondi-Ahman, porque, disse ele, é o lugar onde Adão virá para visitar seu povo, ou um ancião de dias se assentará, como mencionado por Daniel, o profeta ". (D & C 116.)

O depoimento de Daniel é: "Vi até os tronos foram abatidos, e um ancião de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; o seu trono era de chamas de fogo, e sua rodas de fogo ardente.

"Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e dez mil vezes dez mil estavam diante dele: o julgamento foi estabelecido, e os livros foram abertos....

"Eu estava olhando nas visões da noite, e eis que um como o Filho do Homem veio com as nuvens do céu, chegou-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.

"E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído . " (Daniel 7: 9-10, 13-14.)

Isso quer dizer que, afinal de contas a quem as chaves do reino terreno de Deus foram dadas relataram suas mordomias para Adão, depois de Adão recebeu de volta as chaves delegadas aos seus descendentes, em seguida, Cristo virá, levá-los para si mesmo, e reinado pessoalmente na terra pelo espaço de mil anos. Este é um grande dia inicial do julgamento em que Adão preside.

Agora, o que de Eva? Será que ela e as irmãs desempenham um papel neste e em outros grandes eventos que estão por vir? As escrituras são silenciosos sobre o ponto. Nós somos deixados para formular uma resposta que está de acordo com as grandes e eternos princípios que têm sido revelados. Sabemos, até certo ponto, o papel que ela desempenhou no lado de Adão no passado. Não podemos acreditar que ela é diferente ao seu lado agora, ou que ela vai partir daí, em dias futuros.

No nosso hinário temos a música "Filhos de Miguel, ele se aproxima", em que nós levantamos nossas vozes em aclamação contente de Adão e cantamos do que ele vai fazer em Adão-ondi-Amã. Um dos versos é um hino de louvor a Eva.

Mãe de nossas gerações,
Gloriosa ao lado grande de Michael,
Tome adoração teus infantil;
Sem fim, com o teu Senhor preside;
Ai, ai, para saudar-te, agora, avançar,
Milhares na dança gloriosa!

Isto, obviamente, pressupõe que ela e outras mulheres fiéis continuarão a apoiar e servir para os lados de seus maridos nos eventos gloriosos à frente.

Falando do eterno estado de exaltação e de quem, então, viver no estado casada, diz o Senhor. "Então serão deuses, pois não terão fim; portanto serão de eternidade a eternidade, porque continuarão;., Em seguida, eles serão acima de tudo, porque todas as coisas lhes serão sujeitos Então serão deuses, porque eles têm todo o poder e os anjos lhes serão sujeitos. " (D & C 132: 20. Grifo acrescentado.)

Que diremos, então, de Eva, como indivíduo e como um nome genérico para todas as mulheres que acreditam e obedecem como ela fez? Será que vamos do profundo erro se nós veio com tais conclusões como o seguinte?

Eva-filha de Deus, um dos filhos espirituais do Todo-Poderoso Elohim-estava entre os nobres e grandes na preexistência. Ela classificou em estatura espiritual, na fé e devoção, em conformidade com a lei eterna com Miguel, que participou da criação da Terra e que liderou as hostes dos céus quando Lúcifer e seus rebeldes foram expulsos.

Como ela estava ao lado de Miguel antes que os fundamentos da terra, para que ela veio com ele para o Éden. Os dois deles lá realizada para todos os homens a inestimavelmente grande serviço chamado a queda do homem. Assim, a mortalidade, a geração de filhos, as provações desta vida, e a esperança de vida eterna e exaltação, tudo isso se tornar disponível para todos os filhos do Pai de todos nós.

Após a queda, Eva continuou a receber revelação, a ter visões, para andar no espírito. Como Adão tornou-se o padrão para todos os seus filhos, assim como Eva para todas as suas filhas. E como eles dois passaram a exaltação e sentar-se sobre seus tronos em gloriosa imortalidade, então pode tudo, tanto homens como mulheres, que andam enquanto caminhavam.

Como não há palavras para exaltar a grandeza do Ancião dos Dias a quem milhares de milhares devem ministrar e diante do qual "dez mil vezes dez mil" estará no dia do juízo, por isso não há uma linguagem que pode fazer crédito a nossa gloriosa mãe Eva.

Deixe que Deus seja louvado pelo glorioso plano da criação, redenção e exaltação. E deixe Adão e Eva ser louvado para o infinitamente grande parte, eles têm desempenhado no plano eterno do Eterno.

Nenhum comentário: