domingo, 13 de dezembro de 2015

Sete Níveis de progresso espiritual

                                      

Gostaria de compartilhar uma coisa que aprendi há alguns anos atrás e estava guardado comigo em minhas anotações aqui em casa. Se levarmos a sério o avanço de nossa própria espiritualidade, vindo a Cristo, então, parece adequado que estes sejam reconsiderados aqui. Mas lembre-se, eles não têm nada a ver com cargos eclesiásticos dentro da Igreja. Ao contrário, eles são diretrizes para nós, para uso como nós traçamos o nosso próprio progresso espiritual.

Começando no nível mais baixo, ou o nível que está mais distante de Deus, esses níveis espirituais são:

1. Inimigo de Deus. Essas pessoas resistem a todas as inclinações do Espírito Santo dentro de suas próprias vidas, e eles fazem tudo ao seu alcance para impedir ou frustrar a obra de Deus na vida dos que os rodeiam. Como Abinádi disse aos ímpios lá com Noé e seus sacerdotes: "Lembre-se que aquele que persiste em sua própria natureza carnal, e prossegue nos caminhos de pecado e rebelião contra Deus, permanece em seu estado decaído e o diabo tem todo o poder sobre ele. Por isso, ele é como se não houvesse redenção, sendo inimigo de Deus; e também é o diabo é inimigo de Deus "(Mosias 16: 5; ver também Tiago 4: 4; Mosias 02:37).

2. Estranho e estrangeiro. Apesar de não fazer campanha ativamente contra Deus e seu trabalho, essas pessoas não têm conhecimento de Deus. Normalmente, não é comum para eles ter um ardente desejo de saber mais sobre Deus, a menos que algo (como o contato com os missionários ou o Livro de Mórmon) possa motiva-los (Ef 2:19). Claro que, mesmo as pessoas que estão diligentemente buscando o evangelho permanecem estranhos e estrangeiros até depois que eles estejam unidos pelo batismo com a Igreja.

3. Concidadão com os santos. Estas pessoas são membros da Igreja terrena do Senhor, mas, por uma razão ou outra, não estão ativamente envolvidos na construção do reino de Deus. Isso pode ser simplesmente por causa de sua juventude, seja em idade ou em membros da igreja, ou porque não querem ser envolvidos ou ser ativos (ver Efésios 2:20). Normalmente, estas pessoas terão pouca compreensão das coisas do Espírito.

4. Servo ou serva de Deus. Todos os mortais que são chamados para servir a outros mortais que são servos devida autoridade do sacerdócio s. Essas pessoas estão ativamente envolvidas, através de vários chamados, atribuições, e pessoalmente gerando esforços, na construção do reino de Deus na terra. As escrituras: "Nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espírito, e profetizarão "(Atos 2: 17-18.; grifo meu Veja também Lucas 1:38; D & C 1:38; 90:28; 35:17; 50:26; 93:46; 133: 30, 32).

Esses indivíduos exercem grande autoridade para o Senhor. Servos de Deus que fazem uma obra poderosa e, portanto, têm o direito de bênçãos incríveis, ao lado de Deus. Estes incluem os dons do Espírito, bem como ministrações angelicais. No entanto, esses indivíduos podem ou não ter uma compreensão das coisas espirituais e pode ou não progredir espiritualmente, dependendo se os seus verdadeiros interesses são mundanos ou espiritual.

5. Filho ou Filha de Jesus Cristo. Percebam que não disse filho de Deus, mas sim de Cristo. Essas pessoas têm experimentado o batismo na água e o do Espírito Santo. Sendo mudado dramaticamente no homem interior, eles foram adotados na família de Jesus Cristo... "Eis que eu sou aquele que foi preparado desde a fundação do mundo para redimir meu povo: Eis que eu sou Jesus Cristo Eu sou o Pai e o Filho em mim toda a humanidade deve ter vida, eternamente, sim, aqueles que crerem em meu nome, e eles se tornaram meus filhos e minhas filhas "(Éter 3:14; ênfase minha Ver também Mosias 5: 7. ; 15: 10-12; Moroni 7:19).

Essas pessoas, tendo obtido seus chamados como filhos ou filhas de Cristo, mas ainda não suas eleições como herdeiros de Deus e membros da igreja do Primogênito, é concedido o privilégio de desfrutar de experiências e ensaios espirituais tais como irá mais rapidamente aproximá-las Cristo, seu Pai.

6. Eleito de Deus. Estes são aqueles que, uma vez que eles se tornaram filhos ou filhas de Cristo, "ouvir a voz [do Senhor] e não endurecem seus corações" (D & C 29: 7, ver também D & C 33: 6). Em outras palavras, os eleitos de Deus são aqueles que continuam a avançar firmemente, não importa a oposição que possam encontrar. O Élder Bruce R. McConkie disse: “A eleição de Deus compreende um grupo muito seleto, um círculo interno de membros fiéis de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Eles são a parte de membros da igreja que estão se esforçando com todos os seus corações para manter a plenitude da lei do evangelho nesta vida, para que possam tornar-se herdeiros da plenitude de recompensas do evangelho na vida por vir.... Para ganhar esse status eleitos devem ser investidos no templo do Senhor (D. & C. 95: 8), entrar naquele 'ordem do sacerdócio' e receber o novo nome 'da nova e eterna aliança de casamento "(D & C 131: 1-4), e superar pela fé até que, como os filhos [ e filhas] de Deus, eles mereçam ser membro da Igreja do Primogênito (D & C 76:. 50-70, 94-96). "(Mormon Doctrine, pp 217-18.).

Embora ainda não selado para a vida eterna, estes homens e mulheres, como eleitos de Deus, são declarados os amigos de Cristo, assim como sua família. O Senhor diz-lhes: "Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando Doravante eu chamo você não servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz;. Mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto tenho ouvido de meu Pai vos tenho feito conhecer a vós "(João 15: 14-15; ênfase minha, ver também D & C 84:77; 93: 45-46; Tg 2:23).

Assim, quando as pessoas buscam justiça até que eles se tornam amigos do Senhor, então por que a eleição da graça que são dignos de permanecer entre os membros da Igreja celeste do Senhor Primogênito e ao trabalho com esses seres celestiais que se preparam para o dia em que sua própria vocação e eleição será confirmado.

7. Herdeiro com Jesus Cristo. Tendo vencido tudo, essas pessoas têm a sua exaltação assegurada ainda na mortalidade e assim tornaram-se co-herdeiros com Cristo em receber todas as bênçãos do Pai pode conceder-lhes. Como dizem as escrituras: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também participemos da sua glória "(Romanos 8: 16-17; ênfase minha, ver também Gálatas 4: 7).

Presidente John Taylor disse: ... "A expiação, tendo restaurado o homem a sua antiga posição diante do Senhor, tornou possível para ele para obter essa exaltação e glória que teria sido impossível para ele ter recebido sem ele, mesmo para se tornar um filho de Deus por adoção; e sendo um filho, és também herdeiro de Deus e co-herdeiro com Jesus Cristo "(O Reino do Evangelho, editado por G. Homer Durham [Salt Lake City: Bookcraft de 1987], p . 119).


Tornamo-nos co-herdeiros com Cristo, de tudo o que o Pai tem apenas depois que fizemos o nosso chamado e eleição uma coisa certa. E isso pode vir até nós somente depois que temos absolutamente abandonado o mundo, dedicado nossas vidas a Deus e de Cristo, e, em seguida provado que a dedicação absoluta por meio do arrependimento, serviço diligente para o reino. Joseph Smith ensinou: "Para se tornar um co-herdeiro do Filho, é preciso pôr de lado todas as suas tradições falsas" (Ensinamentos, 321 p.). Então, através da justiça diligente, podemos fazer nossa vocação e eleição uma coisa certa. Como o apóstolo Pedro escreveu: "Dê a diligência para tornar a sua vocação e eleição; porque, se fizeres essas coisas, nunca jamais caireis, porque assim uma entrada será ministrada a vós abundantemente no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo "(2 Pedro 1: 10-11).

Nenhum comentário: