domingo, 20 de dezembro de 2015

Perdoar o futuro






Para mim hoje penso naquela pessoa que não só perdoa os erros do passado ou do presente mas aquele que está disposto a perdoar os erros do FUTURO.

Pensemos um pouco naqueles que têm a capicidade antecipada de perdoar, antes mesmo de receber o erro do outrem, gosto de pensar em Cristo nesse aspecto. Nós sempre falamos que ele pagou pelos nossos erros (pecados), mas ele fez isso não somente pelo povo de sua época, mas também por pessoas que já haviam morrido e por pessoas que nem tinham nascido ainda.

Que tipo de amor é esse? Uma amor capaz de perdoar o futuro erro, o pecado ainda não cometido.
Parecido com o das mães... acho que em nossa esfera o amor que mais se aproxima a esse é o das mães.

Perdoar o conjuge, família e amigos é sempre necessário, e perdoar não só o passado e o presente mas os futuros erros, os erros ainda não cometidos.

Falando do presente e passado agora... Porque não confessamos nossos erros nos relacionamentos e seguimos em frente? Minha resposta pra quase todas as vezes é a mesma: Vaidade, Orgulho... o bom de perdoar os erros do futuro é que não precisamos esperar uma confissão, pois a pessoa errante ainda nem sabe o que vai fazer contra mim ou você, mas nós podemos escolher agora perdoar os erros ainda do futuro das pessoas que estão 'a nossa volta.

Nossa capacidade de perdoar aumentará a medida que sentirmos mais amor, e podemos desenvolver mais amor ao perdoar. Mas quem vem primeiro, o amor ou o perdão? A galinha ou o ovo?

Eu confesso que não ousaria afirmar, já vi alguns dizendo ser um ou outro, mas hoje acho que é possível começar por qualquer um, amar e depois perdoar ou perdoar e depois amar.

 Em nossa busca constante em ser como Cristo, precisamos perdoar e amar ou amar e perdoar seja lá como isso funcione.

Já tem uns dez anos que uso uma frase: "Em minha escolha de ser um discipulo de Cristo não tenho outra alternativa a não ser perdoar." (Sempre que alguém faz algo contra mim, seja isso de modo consciente ou não).

Nenhum comentário: