sábado, 4 de julho de 2015

Sucessão no Quórum dos 12 apóstolos - Quem será o novo Presidente do Quórum?

                                                         Sucessão
Tivemos a morte de dois membros do Quórum dos 12 apóstolos, primeiro o Elder L. Tom Perry e mais recentemente o Presidente do Qórum dos 12, isso abre uma vaga no quórum e uma como Presidente do Quórum.
                      Elder Boyd K. Packer - Presidente do Quórum dos 12 - Falecido


                                                   Elder L. Tom Perry - Falecido

                           

O padrão para o chamado do presidente do Quórum dos 12 é o mesmo do profeta, o profeta será sempre o apóstolo Senior e o presidente do Quórum será o segundo apóstolo Senior, mas o que significa ser o apóstolo senior? Significa ser mais velho em tempo de chamado.

                Hoje o profeta é o Presidente Thomas S. Monson pois ele é o apóstolo senior.

O segundo mais velho em tempo de chamado é o Elder Russel M. Nelson e ele será o Presidente do Quórum dos 12 apóstolos.

Quando o Presidente Monson falecer o Elder Nelson ocupará a posição de profeta por ser o mais velho em tempo de chamado, isso não acontecerá somente se ele vier a falacer antes do Presidente Monson.

  Gostaria de Compartilhar mais algumas coisas sobre as regras de chamado e sucessão entre os profetas de Deus.

Leiam o relato do Presidente N. Eldon Tanner sobre como o Presidente Kimball foi chamado para Presidente da Igreja e profeta do Senhor. “Após o funeral do Presidente Lee, o Presidente Kimball (então Presidente do Conselho dos Doze), convocou uma reunião de todos os apóstolos no domingo, 30 de dezembro, às 15 horas, na Sala do Conselho do Templo de Salt Lake. O Presidente Romney e eu (que fazíamos parte da Primeira Presidência) ocupamos nossa posição no Conselho, na ordem de nosso chamado, de maneira que quatorze de nós estávamos presentes.
Após um hino e a oração proferida pelo Presidente Romney, o Presidente Kimball, com grande humildade, expressou seus sentimentos para conosco. Disse que passou a sexta-feira no templo, conversando com o Senhor, e que derramou muitas lágrimas enquanto orava por orientação, a fim de assumir suas novas responsabilidades e escolher seus conselheiros.
Vestidos com o manto do santo sacerdócio, fizemos um círculo de oração; o Presidente Kimball pediu-me que o dirigisse, e ao Élder Thomas S. Monson que orasse. Após essa cerimônia, o Presidente Kimball explicou o propósito da reunião e convidou cada membro do Quórum, a partir do mais antigo, começando por Élder Ezra Taft Benson e seguindo pela ordem, para que expressasse seus sentimentos quanto a devermos organizar a Primeira Presidência naquele dia ou prosseguirmos na direção como Quórum dos Doze. Cada um disse: `Devemos organizar agora’ e muitos comentários elogiosos foram feitos a respeito do Presidente Kimball e seu trabalho com os Doze.
A seguir, o Élder Ezra Taft Benson indicou Spencer W. Kimball para ser o Presidente da Igreja. Foi apoiado pelo Élder Mark E. Petersen e unanimemente aprovado. O Presidente Kimball então nomeou N. Eldon Tanner como primeiro conselheiro e Marion G. Romney como segundo, os quais manifestaram o desejo de aceitar a posição e dedicar todo o tempo e energia para servir nesse chamado.
A aprovação dos nomes foi unânime. A seguir, o Élder Mark E. Petersen, o seguinte pela ordem de chamado ao Élder Benson, indicou este para Presidente do Quórum dos Doze, já que era o membro mais antigo. Isso foi aprovado unanimemente.
Nesse momento, todos os membros presentes impuseram as mãos sobre a cabeça de Spencer W. Kimball e o Presidente Ezra Taft Benson proferiu a bênção, ordenação e designação de Spencer W. Kimball como décimo segundo presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.” (“A Administração da Igreja”, A Liahona, março de 1980, pp. 63–64.)
História - O Manto do Profeta
Depois que o Profeta Joseph Smith foi morto, o Quórum dos Doze presidiu a Igreja. Muitos santos não sabiam como seria escolhido um novo Presidente da Igreja.
Sidney Rigdon foi conselheiro do Presidente Joseph Smith durante onze anos e ajudou o Profeta de muitas maneiras. Pensava que seria o próximo Presidente da Igreja. Ele não concordou que o Quórum dos Doze Apóstolos presidisse a Igreja, querendo ser escolhido pelo povo como novo Presidente.
Sidney Rigdon convocou uma reunião para que os membros decidissem quem presidiria a Igreja. A reunião foi realizada em Nauvoo, no final de agosto de 1844, seis semanas depois do falecimento do Profeta Joseph Smith, quando Brigham Young, o apóstolo sênior, e outros apóstolos voltaram da missão. Sidney Rigdon e Brigham Young falaram naquela oportunidade.
Uma outra reunião foi convocada para as dez horas do dia seguinte. Nela aconteceu uma manifestação maravilhosa. Quando Brigham Young se levantou para falar, durante algum tempo sua aparência e voz eram iguais às de Joseph Smith.
Olhem como a vontade do Senhor foi manifestada....
Wilford Woodruff, que mais tarde tornou-se Presidente da Igreja, declarou: “Ouvi dois ou três irmãos testificarem a respeito do Irmão Young em Nauvoo. Todas as pessoas presentes na reunião, e que talvez chegassem a milhares, podiam prestar o mesmo testemunho. Eu estava lá, os Doze estavam lá e um bom número de outros santos, e todos podem prestar o mesmo testemunho. Alguém poderia perguntar: por que Brigham Young teve a aparência de Joseph Smith? Porque ali estavam Sidney Rigdon e outros homens, levantando-se e clamando ser os líderes da Igreja, e naquela situação os homens estavam confusos, sem saber para que lado virar-se. Mas assim que Brigham Young levantou-se naquela assembléia, seu semblante era o de Joseph Smith — o manto de Joseph havia caído sobre ele, o poder de Deus que estava sobre Joseph Smith estava sobre ele, que tinha a voz de Joseph, e era a voz do pastor. Não houve uma só pessoa na reunião, incluindo o próprio Rigdon, que não tenha sentido em seu coração que Brigham era o líder adequado para o povo, e que ele, Brigham, não permitiria que seu nome fosse apresentado depois daquele sermão haver sido proferido. Havia uma razão para isso na mente do Senhor; isso convenceu o povo. Eles viram e ouviram por si mesmos, e foi pelo poder de Deus”. (Journal of Discourses, 15:81)
Emmeline B. Wells também estava presente na reunião. Ela disse: “Eu estava de pé em cima de uma carroça, por isso não precisava levantar-me, mas os que estavam sentados levantaram-se deixando escapar uma exclamação de surpresa e espanto. Eu podia ver tudo muito bem, e todos realmente pensaram que era o Profeta Joseph que ressurgira dos mortos. Depois que Brigham Young proferiu algumas palavras, o tumulto diminuiu e o povo realmente soube que não era o Profeta Joseph, mas o Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos. Foi a manifestação mais extraordinária que presenciei, e tenho visto inúmeras delas”. (Emmeline B. Wells, “My Testimony”, em Preston Nibley, comp. Faith Promoting Stories [Salt Lake City: Deseret Book Co., 1943], p. 137.)

Nenhum comentário: