domingo, 15 de fevereiro de 2015

Senso de Propósito no Ensino do evangelho

Retirado do manual Ensinar e Aprender o Evangelho.

Quando o professor e os alunos têm o mesmo senso de propósito, isso propicia o aumento da fé, além de nortear e dar significado a tudo o que acontece em sala de aula. Os alunos precisam entender que frequentam as aulas para conhecer o Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, e para progre­dir no caminho que leva à vida eterna, por meio do estudo das escrituras e das palavras dos profetas. Devem acreditar que, quando buscam ao Senhor desejosos de aprender e em espírito de oração, podem ser ensinados e edi­ficados pelo Espírito Santo. Se professores e alunos estudarem as escritu­ras com o desejo de aprender pelo Espírito e uns com os outros, criarão um ambiente propício à revelação.

O professor pode incentivar o senso de propósito em sala de aula por meio do seguinte:

        Esperar que os alunos cumpram seu papel no aprendizado. Há senso de propósito nas classes em que o professor espera que os alunos cumpram seu papel no processo de aprendizado e os ajuda nisso, e quando ele tem confiança em que os alunos farão contribuições importantes. O professor que tem senso de propósito e que ama sin­ceramente os alunos, importa-se tanto com seu progresso e sucesso que não se satisfaz com um esforço mínimo. Esse tipo de professor incentiva os alunos com amor e lhes dá força para atingir seu poten­cial de aprendizado e de discípulos de Jesus Cristo.

        Ser sincero e cheio de entusiasmo quanto às escrituras e ao evangelho. Os alunos normalmente têm maior desejo de aprender com propósito quando percebem o entusiasmo do professor e sua fé no assunto abordado.

        Preparar aulas edificantes. Quando o professor chega a sala de aula com uma lição bem preparada e edificante, e está confiante no rumo que foi inspirado a seguir, transmite um senso de propósito que os alunos reconhecem com facilidade. “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria” (I Coríntios 13:1–2).

Preparar os materiais e equipamentos necessários. O professor deve che­gar à sala de aula antes dos alunos para preparar todos os materiais e equipamentos necessários. Isso lhe dá a oportunidade de cum­primentar cada aluno que chega. Os alunos devem esforçar-se para chegar à aula no horário, e para já estar em seus lugares com todo o material necessário, como por exemplo, as escrituras, lápis e caderno, quando a aula começar.

        Evitar a perda de tempo. Quando a aula começa na hora certa e os alunos percebem que não há tempo a perder, eles ficam imbuídos de senso de propósito.

        Criar rotinas de aula. A criação de rotinas para atividades que se repetem com frequência em sala de aula gera um senso de ordem e de propósito. As rotinas de sala de aula promovem a participação de cada aluno e ajudam professores e alunos a fazerem bom uso do tempo precioso da aula. Podem-se criar rotinas para atividades como, por exemplo, a de buscar e guardar as escrituras e os materiais didáticos, organizar e realizar devocionais inspiradores e a de distri­buir e recolher papéis e outros materiais. É melhor fazer os anúncios, a chamada, a verificação de tarefas e cuidar de outros assuntos admi­nistrativos antes do início do devocional e da lição.

 

2 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigado por compartilhar seus estudos, eu estou amando ler suas publicações!!!
Abração!!!!

Doutrinas de Salvação disse...

Valeu!
Dá uma olhada no blog, tem alguns artigos já.