domingo, 7 de dezembro de 2014

Eloim ( Elohim)

Elohim (Deus, deuses, o Pai Celestial) é a forma plural do substantivo eloah singular "(compare árabe Allah) na Bíblia Hebraica, onde é usada 2570 vezes, em comparação com 57 vezes para o singular. Mas, como um comentarista observou, por que essa "forma plural de" Deus "é usado ainda não foi explicada de forma satisfatória" (Botterweck, Vol. 1, p. 272).

USO SINGULAR. Elohim aparece na Bíblia hebraica como um substantivo comum que identifica o Deus de Israel: "No princípio, Deus [Elohim] criou [verbo no singular] o céu e a terra" (Gênesis 1: 1). Ele também era frequentemente usado como sinônimo de Jeová, o nome apropriado para o Deus de Israel: "E Jacó disse, ó Deus [Elohim] de meu pai Abraão, ... o Senhor [Jeová], que me disseste: Volta para o teu país" (Gen. 32: 9).

Santos dos Últimos Dias usam o nome Elohim em um sentido mais restritivo como um bom nome e título identificar do Pai Celestial . A Primeira Presidência da Igreja escreveu: "Deus, o Pai Eterno, a quem designamos pelo nome e título exaltado" Elohim ", é literalmente o Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e dos espíritos da raça humana" (MFP 5:26; ver também exposição doutrinaria da Primeira Presidência, "o Pai e do Filho", apêndices, Vol 4).

'Uso do plural. Israelitas antigos usavam elohim também como uma forma plural adequada para se referir a deuses de outras nações de Israel. Nesses momentos, os verbos e adjetivos que acompanham utilizados também no plural. "Não terás outros deuses diante de mim" (Ex. 20: 3; aqui "outro" é um adjetivo plural).

Ocasionalmente, Santos dos Últimos Dias usa Elohim em seu sentido plural como um substantivo comum ao referir-se a pluralidade de deuses conhecidos  (TPJS, pp. 371-74). No entanto, apesar de sua crença de que muitos senhores e deuses existem, além de Elohim, Jeová, e do Espírito Santo (D & C 121: 28-32), eles seguem o exemplo de Jesus e Paulo, que adoravam o Pai do Céu (Mt 19. : 17; 1 Cor 8: 4-6)..


bibliografia

Botterweck, G. Johannes, e Helmer Ringgren, eds. "Elohim". No Dicionário Teológico do Antigo Testamento, rev. ed., Vol. 1, pp. 267-84. Grand Rapids, Mich., 1977.

Nenhum comentário: